Terra Investimentos estreia no promissor mercado de CBio com primeira escrituração, um marco em nossa história. 

Alinhada às melhores práticas de sustentabilidade, a Terra Investimentos se credenciou no Ministério de Minas e Energias e realizou sua primeira escrituração de CBio.

Antes de explicarmos o que é um CBio, vale falarmos sobre a Política Nacional de Biocombustíveis, conhecida como "RenovaBio".  Ela visa cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil na ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP 21).

Na ocasião, o Brasil estabeleceu metas anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, com o intuito de aumentar a participação de bioenergia na matriz energética brasileira para aproximadamente 18% até 2030. O Crédito de Descarbonização (CBio) é um dos instrumentos adotados pela RenovaBio como ferramenta para o atingimento desta meta.

O que é CBio?
É o mercado de crédito de descarbonização que faz parte da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A meta do programa é reduzir a intensidade de carbono da matriz de transportes brasileiras por meio do aumento da participação de combustíveis renováveis e da compensação da emissão de dióxido de carbono gerada pelos fósseis com a comercialização de CBios.

Quanto equivale 1 CBio?
1 Cbio equivale a uma tonelada de CO2 que deixa de ser emitida na atmosfera.

Qual é o fluxo de comercialização do CBio?
O primeiro passo é o emissor, usina produtora de biocombustível, procurar a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para certificação e autorização da emissão do CBio. Após essa etapa, a usina entra em contato com a Terra Investimentos para escriturar o Cbio. Nesse ciclo, faremos o registro na B3 do título, e o emissor decide quando colocar a venda.

Quem são os principais compradores de CBio?
São as distribuidoras de biocombustíveis e qualquer empresa que queira neutralizar a emissão de carbono. Muitas empresas de evento estão comprando o CBio e fazendo um evento limpo. As distribuidoras de combustíveis têm meta anual de descarbonização calculadas pela ANP, com base na proporção de combustíveis fósseis que comercializam.

Saiba mais sobre o assunto no site da B3

Sobre a Terra Investimentos

Com DNA agro desde nossa fundação há 21 anos, a Terra Investimentos tem a mesa Agro mais experiente do mercado com especialistas em cada tipo de commodity com destaque para milho, soja, café, boi gordo e etanol. Caso precise de assessoria, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3165.6000 ou pelo e-mail: agro@terrainvestimentos.com.br  

 


Fabiana Amaro Traina é especialista em commodities da Terra Investimentos com vasta experiência no mercado Agro. Com 15 anos de mercado, atuou na indústria de açúcar e etanol, consultoria em gestão de risco e em corretoras de valores (Mesas Café, Açúcar e Etanol). É formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Comentários

Posts Relacionados

Terra Investimentos

Sobre a Terra Investimentos

Com duas décadas de história, a Terra Investimentos conquistou a liderança no mercado agro e expandiu sua atuação no mercado financeiro e de capitais.

Atuamos na intermediação, negociação, originação e distribuição de produtos de renda fixa, renda variável, títulos públicos e privados, fundos de investimentos, derivativos, serviços fiduciários, assessoria de investimento, câmbio, seguros e previdência, HFT (High Frequency Trading), entre outros voltados a pessoas físicas e clientes institucionais.