5 coberturas do seguro de vida que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 4 minutos

Coberturas do seguro de vida
Coberturas do seguro de vida

De forma geral, o foco de quem contrata um seguro de vida costuma ser a cobertura por morte. Porém, existem outras coberturas do seguro de vida muito importantes que também podem constar na apólice, pois garantem indenização não somente para os beneficiários, mas também para o contratante do produto em determinados casos.

A seguir, falaremos sobre algumas das coberturas mais importantes que você incluir no seu seguro de vida, e também sobre o que esse tipo de seguro não cobre. Continue a leitura e saiba mais sobre como esse tipo de seguro pode ser uma ferramenta importante em seu planejamento financeiro.

Tipos de coberturas do seguro de vida

Todo seguro de vida tem uma cobertura básica e pode ter coberturas adicionais. A cobertura básica é a por morte natural ou acidental. Ou seja, se o segurado vier a falecer em decorrência de algum problema de saúde, mal súbito ou qualquer fatalidade, seus beneficiários receberão a indenização prevista no momento da contratação.

Já as coberturas adicionais são aquelas que se pode adicionar à apólice de acordo com o contexto e necessidade de cada um. É aqui que o seguro de vida pode prestar um interessante suporte em momentos de imprevistos financeiros, como veremos a seguir.

1 – Doenças graves

As apólices de seguro de vida trazem um rol de doenças graves, pelas quais o segurado pode receber indenização se tiver optado por essa cobertura adicional.

Alguns exemplos são os casos de câncer, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência renal em estágio terminal, Alzheimer, esclerose múltipla, paralisia dos membros, entre outros. Se o segurado tiver o diagnóstico de alguma delas, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para informar o ocorrido e obter as orientações necessárias para o recebimento do seguro.

2 – Invalidez permanente

Imagine que alguém tenha sofrido um acidente no trabalho, no trânsito, ou mesmo em casa, ou que tenha tido alguma doença que resultou em dano irreversível a algum órgão ou parte do corpo. Em ambos os casos, se essa pessoa não conseguir mais trabalhar em consequência do ocorrido, poderá receber uma indenização por invalidez permanente.

Por sua vez, a invalidez permanente pode ser total ou parcial, e a diferença vai depender do grau de autonomia que a pessoa terá depois do acidente ou doença. Antes de contratar o seguro de vida, é importante checar se a proposta cobre os dois tipos de invalidez, pois pode ser que as sequelas impossibilitem o trabalho sem que, necessariamente, a pessoa fique totalmente dependente de cuidados.

LEIA TAMBÉM:

Sucessão patrimonial: o que seguro e previdência têm a ver com isso?

Seguro de vida resgatável: uma forma de planejamento financeiro

Seguro de responsabilidade civil profissional: saiba como funciona

3 – Incapacidade temporária

Também conhecida pela sigla DIT (Diária por Incapacidade Temporária), essa cobertura garante indenização quando o segurado fica incapaz de trabalhar por determinado período, em função de doença ou acidente.

O seguro DIT é especialmente importante para empreendedores e profissionais autônomos, que não contam com os benefícios de quem tem carteira assinada e precisa se afastar do trabalho. Dependendo da gravidade do acidente ou doença, o tempo de afastamento poderá ser longo. Nesse caso, o orçamento familiar de quem reservas financeiras mais robustas pode vir a ser fortemente afetado.

4 – Despesas médico-hospitalares

Mesmo quem tem plano de saúde não está totalmente livre de eventuais despesas com internação em casos de acidentes ou doenças. Para isso, existe a cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMH), que pode ser contratada como adicional na apólice do seguro de vida.

Diferentemente da cobertura por doenças graves, na qual a indenização pode ser utilizada para qualquer fim, a DMH só pode ser acionada para quitar os gastos médicos. Logo, o segurado precisará fornecer uma cópia da fatura médica à seguradora e, em determinados casos, também um relatório de atendimento médico.

5 – Auxílio funeral

Na hora da perda de um familiar ou ente querido, é bastante difícil pensar em questões financeiras. Por isso, a cobertura adicional de auxílio funeral alivia o ônus de quem precisa providenciar caixão, transporte do corpo, velório, sepultamento e demais gastos com procedimentos fúnebres.

Normalmente, é bastante simples acionar o auxílio funeral. Basta entrar em contato com a seguradora e enviar os documentos necessários para receber o valor, como certidão de óbito e apólice do seguro.

O que o seguro de vida NÃO cobre?

Por mais completa que possa ser uma apólice, as seguradoras costumam excluir determinadas situações das coberturas. Apesar de não existir uma regra única para essas exclusões, algumas das situações mais comuns são as seguintes:

  • – Doenças graves pré-existentes, das quais o segurado já tem conhecimento na contratação da apólice;
  • – Morte ou invalidez causada por guerras ou terrorismo;
  • – Morte ou invalidez causada pela prática de esportes radicais;
  • – Algumas apólices podem não cobrir algumas doenças relacionadas ao trabalho, como lesões por esforço repetitivo (LER), por exemplo.

Como escolher um seguro de vida?

Um dos pontos importantes para escolher o melhor seguro de vida é entender como funcionam as coberturas. Além de saber quais as que atendem a cada necessidade, é preciso observar a abrangência geográfica determinada na apólice.

Outro aspecto é observar as exclusões e os períodos de carência das apólices. Normalmente, as seguradoras no Brasil não costumam incluir carência nos contratos de seguro de vida. Mas isso pode acontecer quando o segurado informa alguma doença pré-existente na declaração pessoal de saúde solicitada antes da contratação.

De qualquer forma, a orientação de profissionais especializados dá mais segurança na hora de definir o seguro de vida mais adequado. A Terra Investimentos possui uma equipe especializada em diversas modalidades de seguros, sempre pronta para entender as suas necessidades. Fale com nossos especialistas e garanta já a proteção de sua família e de seu patrimônio!

Vamos te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados