Como escolher o melhor consórcio? A importância de uma consultoria para a decisão

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem mostra casal e como escolher o melhor consórcio
Imagem mostra casal e como escolher o melhor consórcio

Fazer um consórcio de imóvel, automóvel ou de qualquer outro tipo é muito simples. Basta contratar o produto e ficar esperando tranquilamente pela contemplação, certo?

Em parte, sim. A operação em si é realmente bastante simples, mas engana-se quem pensa que todo consórcio é igual e serve para qualquer objetivo, conforme explica Leandro de Miranda, da Terra Investimentos.

Segundo o especialista, para escolher o melhor consórcio, é preciso montar um planejamento financeiro de acordo com o perfil e necessidades de cada cliente.

“O consórcio nada mais é do que uma compra planejada para que se possa fugir dos juros. Com ele, é possível fazer muitas coisas, desde obter capital de giro até adquirir aeronaves ou embarcações, por exemplo. Mas para que faça sentido para o cliente, deve ser feito um planejamento que leve em conta a sua capacidade financeira e quando ele deseja ser contemplado”, explica.

E como escolher o melhor consórcio?

Se você está pensando em adquirir um consórcio, confira algumas dicas importantes que lhe ajudarão a fazer a melhor escolha e alcançar seus objetivos, segundo os especialistas da Terra Investimentos.

Saber se o profissional é certificado

Embora o consórcio seja regulamentado pela Lei 11.795/2008, as administradoras têm algum espaço para estabelecer as próprias regras. Por isso, é comum encontrarmos consórcios de mesmos tipos e com peculiaridades diferentes, e quem pode explicar bem isso ao cliente são os consultores certificados pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Nesse sentido, Miranda sempre orienta que as pessoas verifiquem se quem está negociando o consórcio é certificado pela ABAC. Segundo ele, isso é muito importante, pois o consórcio não envolve somente a venda em si, mas também uma consultoria permanente.

“Aqui na Terra, todos os especialistas são certificados pela ABAC, e nós prestamos uma consultoria que vai desde o momento em que o cliente ingressa no consórcio até a entrega do bem. Isso engloba também coisas que não têm nada a ver com o produto, como acompanhar questões de cartório depois do faturamento e orientações para agilizar a liberação do bem, por exemplo”, explica o consultor.

Montar um planejamento financeiro

Conhecidas as credenciais do profissional que irá lhe atender, o segundo ponto é montar um planejamento financeiro junto com ele. É nessa etapa que se avalia efetivamente a capacidade financeira do cliente e o prazo da operação, segundo Miranda.

“Independentemente do prazo, o custo efetivo total do consórcio será sempre o mesmo. Logo, quanto menos parcelas, maiores elas serão, e isso precisa estar de acordo com o perfil financeiro do cliente”, observa.

O especialista cita exemplos de clientes que não têm valores para ofertar como lance e, por isso, optam por parcelas maiores. Em casos assim, o ideal é procurar um grupo em que ele possa utilizar o lance embutido. Mas nem todas as administradoras trabalham com esse tipo de lance, e muitas vezes isso não fica claro no momento da contratação do consórcio.

“Quando entendemos o perfil do cliente, conseguimos buscar a alternativa que melhor atenda aos seus objetivos. E como a Terra trabalha com algumas administradoras, temos bastante flexibilidade para formatar um bom planejamento financeiro. ”, diz.

Outro exemplo: digamos que um cliente esteja se planejando para ter um imóvel daqui a 15 anos. Nesse caso, explica Leandro, não há pressa para a contemplação.

Por outro lado, quem tem pressa, precisa entrar em um grupo que ofereça melhores chances de contemplação rápida.

“Normalmente, quem busca contemplação rápida tem recursos próprios. Nessa situação, nós buscamos o histórico dos grupos nos últimos meses para ver a média de lances. Não que exista certeza de contemplação se o cliente der determinado lance (a lei não permite garantir isso),  mas com a nossa experiência, conseguimos dar orientações mais assertivas”, afirma Miranda.

O acompanhamento do consórcio deve ser frequente

Como vimos inicialmente, o melhor consórcio não é um produto estático, de prateleira, que você escolhe e só vai lembrar dele quando for contemplado.

Ao contrário: o acompanhamento do consórcio é constante, e a consultoria estará sempre em contato com o cliente, principalmente na semana da assembleia mensal, como explica o especialista da Terra Investimentos.

“Na semana da assembleia, reunimos os clientes e analisamos o histórico do grupo. Avaliamos quem pretende dar lance, quem não tem recursos para isso e pode utilizar o lance embutido, e assim por diante. Tudo isso para garantir um atendimento personalizado e sempre alinhado ao planejamento financeiro de cada um”, conclui Miranda.

LEIA TAMBÉM:

Como funciona o consórcio? Conheça os principais aspectos

Consórcio ou financiamento: afinal, qual a melhor alternativa?

Fui contemplado no consórcio: o que fazer agora?

Converse com um especialista

E então? Convencido sobre as vantagens do consórcio? Se você tem dúvidas, ou se deseja mais informações a respeito, saiba que a Terra Investimentos possui uma equipe de especialistas na área que pode lhe ajudar a encontrar o plano de consórcio mais adequado aos seus objetivos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados