Payroll, juros americanos e seus investimentos: o que isso tudo tem a ver?

Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda o que significa payroll
Entenda o que significa payroll

Um dos indicadores mais famosos e importantes da economia norte-americana é o payroll, que se refere à geração de empregos nos Estados Unidos.

Você pode estar se perguntando: afinal, que influência o nível de emprego e os juros nos EUA pode ter sobre o mercado financeiro brasileiro? Pois saiba que não é só o Brasil que sente os efeitos do payroll. Nesse sentido, investidores no mundo inteiro acompanham esse indicador, pois ele é um termômetro da economia norte-americana. Por isso, a sua divulgação impacta o desempenho de todas as bolsas ao redor do mundo.

Para entender o que é e qual a importância do payroll, continue a leitura a seguir.

Botão WhatsApp

O que é payroll?

O nome completo do indicador é Non-Farm Payroll. Traduzida, a expressão significa “folha de pagamento não-agrícola”. Ou seja, o payroll é como se fosse uma grande folha de pagamento do país, pois representa toda a força de trabalho norte-americana assalariada e que está empregada, com exceção dos trabalhadores do setor primário.

Além do setor agrícola, não de considera no cálculo do indicador os proprietários de empresas, trabalhadores em domicílios, autônomos não incorporados, militares e atividades sem fins lucrativos.

Quem divulga o payroll é a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA. Para o país, o indicador é um importante auxílio no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). Nesse sentido, as atividades que ele contempla representam 80% da geração de riqueza interna. Além disso, o payroll mostra também quantos empregos foram criados nos últimos meses, o ganho médio por hora trabalhada, além de outras informações relevantes sobre a economia americana.

Os dados do indicador são considerados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para a definição da taxa de juros do país.

Bolsas de valores do mundo: conheça algumas das principais

Índices do mercado internacional: conheça alguns dos principais

Quando o payroll é divulgado?

A divulgação do indicador ocorre sempre na primeira sexta-feira do mês, às 08h30 no horário dos EUA. Se a data for feriado ou se houver algum evento extraordinário que impeça a sua publicação, ele pode ser postergado para a segunda sexta.

Importância do payroll para os investidores e para a economia

Para os investidores, acompanhar o payroll é uma das formas de analisar o momento da economia global. Isso porque tudo o que acontece na economia norte-americana causa impacto direto nos mercados mundiais.

Por exemplo, se em determinado mês o payroll veio abaixo do esperado, isso pode ser um indicativo de desaquecimento na economia norte-americana. Por outro lado, quando o índice supera as expectativas, é um indício de atividade econômica forte no país. Nessa situação, a população se sente mais confiante e, teoricamente, tende a consumir mais. Isso contribui para o aumento da arrecadação e, consequentemente, tem reflexos positivos para o PIB.

Como vimos, o payroll influencia também a taxa de juros dos Estados Unidos. Isso porque, em suas reuniões de política monetária, o Fed estabelece uma meta para esse dado.

Outro aspecto afetado pelo indicador é a cotação da moeda norte-americana. Nesse sentido, o dólar tende a se fortalecer quando o payroll apresenta um bom desempenho, e vice-versa.

Como analisar o indicador?

Há diversas informações que podem ser encontradas no relatório do payroll, e todas são fundamentais para a política econômica e monetária do país. Algumas das mais importantes são as seguintes:

Geração de empregos

Como vimos, mostrar o nível de geração de empregos é o principal objetivo do payroll. E essa informação é detalhada em classes sociais, regiões e faixas-etárias dos trabalhadores.

Ao mostrar esses dados de forma analítica, o indicador se torna um importante instrumento de controle da economia para o governo. Além disso, quem investe nas empresas norte-americanas – seja diretamente ou por meio de títulos como BDRs ou ETFs, por exemplo – tem a possibilidade de acompanhar de perto o desempenho dos mercados de atuação dessas companhias.

Taxa de desemprego

Complementando o item anterior, a análise da taxa de desemprego é fundamental para avaliar a economia de qualquer país. Dependendo dessa taxa, pode-se ter noção do quão promissoras são as perspectivas para as empresas e para a população.

Média salarial

Outra informação importante que o payroll traz é o valor médio da hora trabalhada do trabalhador americano. Essa informação é muito importante, pois permite identificar o poder de consumo das diferentes classes sociais. Normalmente, quanto maiores os salários, mais as pessoas têm disposição para gastar. Desde que o consumo não saia do controle e não gere inflação alta, isso é positivo para a economia.

Balança comercial

Quando falamos em balança comercial, estamos nos referindo às exportações e importações de um país em um determinado período. E esse dado também é trazido pelo indicador.

No caso do payroll, quando a balança comercial é favorável – ou seja, quando há mais exportações do que importações – uma forma de interpretar isso é que há um aquecimento na demanda por produtos norte-americanos. Para a indústria, isso é positivo, pois turbina a produção local. Consequentemente, o dólar tende a se valorizar, por causa do aumento das transações comerciais com outros países.

Perceba que o payroll combina a análise de diversos aspectos da economia dos EUA. Tudo isso serve como base para diversos investidores ao redor do mundo tomarem importantes decisões sobre ativos financeiros de forma geral. É por isso que o indicador é tão importante para a economia e para o mercado financeiro.

Como o mercado reage em dia de payroll?

Normalmente, os dias de divulgação do indicador são marcados por forte volatilidade no mercado financeiro. Mas, de forma geral, os efeitos do payroll duram pouco tempo depois de sua divulgação.

Depois disso, o mercado tende a absorver os dados do indicador, e voltar ao movimento normal. Por isso, o que vemos são investidores atentos para aproveitar janelas interessantes de curto prazo.

Mas atenção: o fato de que investidores utilizam o indicador para especulação no curto prazo não compromete a sua importância. Como vimos, ele demonstra aspectos sobre o mercado de trabalho e geração de riqueza da maior economia do mundo. Por isso, se você ainda não o faz, é interessante que inclua o payroll entre os seus indicadores de investimentos.

Baixe nosso Guia de Ações

Nosso guia de ações é uma planilha em tempo real feita para você poder ter uma visão COMPLETA sobre todas as principais ações da bolsa brasileira. É completamente gratuito para você baixar. Basta preencher o formulário abaixo e você vai receber o acesso no seu e-mail.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados