Naturalmente, as empresas que estão de alguma forma ligadas ao consumo se beneficiam da maior demanda no quarto trimestre – que, este ano, inclusive conta com Copa do Mundo. A Black Friday é um dos fatores que apoiam essa maior demanda pelos consumidores, pois pode significar boas oportunidades para ir às compras, especialmente, considerando produtos relativamente duráveis e de maior preço, como vestuário e eletrônicos.
Portando, o quarto trimestre é visto como um impulsionador das receitas das empresas voltadas ao consumo, desta forma, o bom desempenho nesse período do ano pode aliviar ou complementar resultados registrados ao longo do ano, adicionando novas pontos na perspectiva de valorização da empresa.
O que difere esse ano dos anteriores é a concorrência com outras datas no calendário. As datas comemorativas do fim do ano dividem parcialmente as receitas, mas esse ano as atenções também estão sendo divididas com a Copa do Mundo e a repercussão das eleições, algo que não ocorreu em outros anos e não se sabe os impactos no comportamento do consumidor.
O ano não tem sido bom para varejistas
O ano não foi positivo para o consumo e, apesar da melhora no segundo semestre, a conjuntura atual ainda não é favorável para que a população realize grandes gastos. Em efeito à guerra na Europa, os preços dos combustíveis subiram significativamente no primeiro semestre e foi o grande responsável pela inflação crescente no ano.
A fim de resolver essa questão, o governo federal e Banco Central tomaram as respectivas atitudes: reduziu-se os impostos nas cadeias de distribuição e aumentou a Selic para inibir a demanda.
As medidas surtiram efeito na inflação, que pela primeira vez na história, registrou deflação em três meses seguidos. Entretanto, o varejo ainda não demonstrou sinais consistentes de recuperação, demonstrando que a população ainda é impacta pelos altos juros.
Portanto, a Black Friday é uma data chamativa para os consumidores, mas há variáveis que colocam incertezas sobre o rendimento do varejo nessa.
O mercado tende a reagir mesmo aos menores sinais em algumas circunstâncias, a divulgação de um dado positivo ou negativo sobre a data deve motivar o comportamento dos papéis relacionados em bolsa. Mas as grandes tendências em ativos desse tipo requerem que o cenário a frente e os resultados recentes facilitem a visualização de um futuro de maior lucratividade no futuro pelos investidores.
Quais papéis podem se beneficiar da Black Friday
As empresas que tendem a ter um benefício relevante em datas comemorativas como essas são aquelas que realizaram a venda final ao consumidor ou estão, de forma mais pronunciada, no processo de venda, favorecidas por esse, como:
- Incorporadoras de Shoppings – BRMalls, Multiplan e Iguatemi
Além do aluguel fixo pago pelas lojas, os shoppings têm outras fontes de receita que dependem diretamente do consumo, como o aluguel percentual e estacionamentos. Com as promoções da Black Friday, essas fontes de receitas se tornam mais relevantes no quarto trimestre do ano e impulsionam os resultados das incorporadoras.
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 12,00 para BRMalls
Recomendação Neutra com preço-alvo em R$ 30,00 para Multiplan
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 28,00 para Iguatemi
- Varejistas – Magazine Luiza, Via Varejo e Americanas
Os varejistas são os que têm mais a se beneficiar com a data especial, todos eles aguardam pela Black Friday para atingir volumes maiores de vendas, tendo em vista que o dia de ofertas é um ponto fixo no planejamento das empresas do varejo. Os efeitos de um posicionamento antes da data podem ser notados em balanços posteriores, pois é uma oportunidade de corrigir algumas estratégias que não tenho dado certo ao longo do ano.
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 7,00 para Magazine Luiza
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 5,10 para Via Varejo
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 25,00 para Americanas
- Pagamentos e Cashback – Cielo e Mélliuz
A Black Friday também favorece muito as empresas de pagamentos, já que o cartão de crédito é um dos meios mais utilizados para se fazer compras hoje em dia, especialmente na Black Friday, onde as vendas tendem a ter um preço médio maior e os brasileiros não possuem o hábito de realizar compras à vista. As empresas de cashback também são beneficiadas na data, tanto pela exposição ao comércio em shoppings quanto no comércio digital, que demonstra sua força nesse período de promoções.
Recomendação Neutra com preço-alvo em R$ 7,00 para Cielo
Recomendação Neutra com preço-alvo em R$ 2,00 para Mélliuz
- Lojas de vestuário – Grupo Soma e Lojas Renner
Apesar do grande foco da Black Friday ser os produtos com o preço maior, tendo em vista são aqueles que os descontos serão mais representativos, os vestuários também se destaca, pois, muitos consumidores deixaram para renovar seu vestuário em momentos oportunos, como a Black Friday.
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 18,00 para Grupo Soma
Recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 37,00 para Lojas Renner