Renda extra com investimentos é possível, desde que haja disposição e paciência

Tempo de leitura: 4 minutos

Renda extra com investimentos é possível

O mercado financeiro oferece inúmeras possibilidades para quem pretende “reforçar o caixa”.

Obter renda extra com investimentos é possível, desde que haja disposição e paciência. Isso porque a construção de um patrimônio relevante leva tempo e demanda muita estratégia financeira. 

Desta forma, se faz necessário colocar a própria vida financeira em ordem para saber quanto dinheiro terá disponível para investir, bem como em que momento você se dedicará a essa atividade. Ou seja, seus dois principais ativos nesta fase são tempo e dinheiro – e sua principal virtude deve ser a paciência.  

O terceiro passo diz respeito a obter informação de qualidade, o que é algo bastante simples hoje em dia, com muito conteúdo rico espalhado pelos mais diversos canais, como blogs, redes sociais e apps de mensagens como Telegram e outros. 

Isso porque antes de acessar o mundo dos investimentos, nossa cabeça só pensa em dinheiro no sentido literal. Mas, depois de entrar, acaba se deparando com cotações, porcentagens, pontos de entrada e saída, câmbio e outros indicadores não menos importantes. 

Renda extra: fixa, variável ou fundos? 

Depois que você roteirizou sua vida colocando as finanças em ordem, e já sabe em que momento do dia ou da semana irá se dedicar à renda extra, o próximo passo é definir o tipo de investimento. 

Por isso, obter informações é tão importante, visto que conhecer o cenário econômico te ajudará a escolher bem os ativos que pretende alocar. Em um contexto de juros altos, a renda fixa com CDI ou títulos públicos, por exemplo, é melhor que poupança. 

Na sequência, a renda variável costuma oferecer os melhores retornos, mas também os maiores riscos. Aqui, estamos falando de ações. Quando você compra uma ação de uma empresa, você está adquirindo uma pequena fração daquela companhia, ou seja, virando acionista. 

Na posição de acionista, ainda que minoritário, você tem o direito de receber parte dos lucros quando a empresa reporta bons números. Porém, se a companhia retroceder financeiramente, marcando prejuízo em um período, essa perda também é sua. 

Os ativos de renda variável vão além das ações. Fundos, ouro, mercado futuro e opções também pertencem a essa categoria de investimentos. Um que caiu recentemente na graça dos brasileiros é o BDR (Brazilian Depositary Receipts). 

Na prática, os BDRs são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, o que significa que por meio deles você consegue investir em companhias estrangeiras como Meta, Microsoft, Amazon, Apple e por aí vai. 

  • Aprenda a investir começando por aqui.

Dividendos e Juros Sobre Capital Próprio (JCP) 

Outra forma de obter uma renda extra por meio de ações é receber dividendos ou juros sobre capital próprio, que são remunerações originárias dos lucros que as companhias distribuem aos sócios e acionistas periodicamente. 

Os proventos podem ser pagos tanto por empresas das quais você se torna acionista quanto por meio de fundos de investimentos. Existem vários tipos de fundos, como: 

  • Fundos de Renda
  • Fundos de Compra e Venda
  • Fundos de Desenvolvimento
  • Fundos de Recebíveis Imobiliários 
  • Fundos de Fundos
  • Entre outros

Diversificação é sempre a melhor escolha 

shutterstock_1549240661

Bom, com tanta opção à disposição, certamente você já percebeu que diversificação é sempre a melhor escolha. Por isso, sendo possível, invista em renda fixa, variável e quem sabe até em outras moedas, como dólar ou euro, por exemplo. 

Lembre-se que o mundo dos investimentos é muito vasto, e que contar com auxílio garante mais assertividade e menos prejuízo ao longo da vida. Por isso, encontre as corretoras com as quais você mais se identifica e consuma tudo o que elas têm a oferecer. Assista aos morning calls, receba seus relatórios e analise as ações recomendas para aquele período. 

Fazendo assim, a tendência é aumentar sua base de conhecimento e, consequentemente, sua segurança para investir e alterar seus investimentos. Inclusive, isso é bastante comum e se chama rebalanceamento de carteira. É como diziam os antigos: não é bom colocar todos os ovos na mesma cesta. 

Entretanto, a diversificação deve sempre estar alinhada ao seu perfil de investidor. Evite fazer movimentos bruscos no mercado financeiro. Estabeleça uma estratégia e seja fiel a ela. Maximize seus ganhos, mas sempre dentro dos parâmetros indicados para você. 

Ao longo do tempo seu perfil poderá até mudar, mas execute essa transição dentro de um tempo plausível, “sem forçar a barra” por considerar que já está pronto. É como estar em mar aberto: primeiro flutue, depois encontre o continente no horizonte (alvo). Na sequência, nade optando por um ritmo que vai te cansar menos. 

Terra Investimentos 

image00052

A Terra é uma das principais casas de investimentos independentes do país e conta com uma equipe de assessores à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre aplicações para os mais variados fins, desde renda fixa para reserva de emergência até renda variável para investimentos mais arrojados. 

Além disso, a Terra conta com um canal no YouTube onde analisa cenários e ajuda na educação financeira de seus espectadores. Também dispõe de um perfil no Telegram onde compartilha as principais notícias do momento diariamente. 

Vale muito a pena acompanhar, porque, na era da informação, conhecimento é um ativo precioso para quem quer investir com propriedade e fazer o dinheiro render. 

Abrindo sua conta gratuita na Terra Investimentos, você passa a ter acesso à inteligência de mercado dos nossos especialistas por meio de uma série de relatórios preparados pela equipe de Análise, inclusive conteúdos exclusivos para quem tem interesse em investir na Bolsa. 

Você só tem a ganhar ao abrir sua conta na Terra! 

Tem dúvidas e precisa de ajuda? 

É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas! 



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados