Berkshire Hathaway: saiba mais sobre o conglomerado comandado por Warren Buffett

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra Warren Buffett e Charlie Munger, principais dirigentes da Berkshire Hathaway
Imagem mostra Warren Buffett e Charlie Munger, principais dirigentes da Berkshire Hathaway

Quem acompanha a trajetória e os ensinamentos de Warren Buffett, costuma ficar ligado nas reuniões anuais da Berkshire Hathaway, evento que reúne algumas dezenas de milhares de investidores. Nessas ocasiões, ele costuma falar por horas, apresentando os resultados do conglomerado e interagindo com o público de forma direta e bem humorada.

Aos 93 anos, Buffett ainda lidera os negócios e, até pouco tempo, tinha ao lado seu fiel escudeiro, Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire que morreu aos 99 anos. Apesar de sua fama estar associada ao nome do megainvestidor, a empresa tem origem em negócios bem mais antigos, e passou por diversas transformações até chegar à estrutura que conhecemos hoje. A seguir, saiba mais sobre um dos conglomerados mais famosos e rentáveis do mundo.

O que é a Berkshire Hathaway?

A Berkshire Hathaway é uma holding sediada em Ohama, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, que detém participações em empresas de diversos segmentos. Entre os principais, estão os setores de seguros, resseguros, geração de energia, transportes ferroviários e serviços públicos.

Atualmente, cerca de 60 empresas são controladas pela holding, que também possui participações acionárias em diversas empresas de capital aberto. No entanto, diferentemente do que ocorre em outros conglomerados, o modelo da Berkshire é totalmente descentralizado. Ou seja, todas as suas investidas têm autonomia de gestão, mesmo aquelas nas quais a sua participação é majoritária.

Leia também:

Conheça 6 estratégias para investir em ações

5 erros ao investir em ações que podem fazer você perder dinheiro

História da Berkshire Hathaway

A origem do império comandado por Warren Buffett é anterior ao seu nascimento, e remonta à fundação da fábrica de têxteis Valley Falls Company, em 1841. Décadas depois, em 1923, a Valley Falls juntou a sua operação com outra empresa do setor têxtil – a Companhia de Algodão Berkshire, criada em 1889. O resultado da fusão foi a empresa Berskshire Fine Spinning Associates.

Somente em 1955 é que nasceu o modelo da holding que conhecemos hoje. Naquele ano, ocorreu uma nova fusão, dessa vez entre a Berkshire Fine Spinning e a Hathaway Manufacturing, fundada em 1889. Ambas as empresas enfrentavam problemas financeiros, e a fusão foi uma maneira de tentar fortalecer a estrutura para vencer as adversidades.

A efetiva entrada de Warren Buffett no negócio ocorreu em 1962, quando ele começou a comprar ações da empresa. Em pouco tempo, conseguiu adquirir participação suficiente para lhe garantir o comando da então indústria têxtil. Mas o seu objetivo era diversificar a organização e apostar em segmentos mais promissores, pois já havia percebido que o setor têxtil estava em baixa.

E assim o fez, a partir da primeira grande aquisição, que foi a companhia de seguros National Indemnity, em 1967. Desde então, a holding vem adquirindo empresas e participações minoritárias, ampliando dessa forma o seu portfólio.

Conheça quais ações comprar para receber dividendos

Você quer receber dividendos e ver dinheiro pingando na sua conta todos os meses? Então baixe nosso material e descubra quais ações comprar para criar sua carteira de renda passiva. Basta preencher o formulário abaixo:

Premissas de investimento

Warren Buffett é um dos mais famosos (possivelmente o mais famoso) expoente do value investing, estratégia de investimento em ações que se apoia dois pilares: foco no longo prazo e preços acessíveis.

Na prática, essa estratégia consiste em encontrar no mercado ações com preço abaixo do que efetivamente valem, e que possuam bons fundamentos. Isso porque, muitas vezes, o preço de uma ação não reflete o seu valor intrínseco, pois ocorrem movimentos no mercado acionário que nem sempre são racionais. Segundo o value investing, é justamente nesses momentos que se pode encontrar ações que caíram de preços mas com fundamentos sólidos.

Para encontrar essas empresas, a estratégia utiliza a análise fundamentalista, baseada na avaliação de indicadores financeiros das empresas, cenário macroeconômico, perspectivas de mercado, entre outros aspectos. Segundo a metodologia fundamentalista, o estudo de todos esses fatores combinados mostrarão qual o potencial de retorno das ações no longo prazo.

Ao lado do ex-parceiro Munger, Warren Buffett construiu um império investindo em ações com esse perfil. E a estratégia realmente funcionou: de 1965 a 2022, o ganho anual da Berkshire foi de 19,8%, contra 9,9% do S&P 500 no mesmo período.

Portfólio da Berkshire Hathaway

Buffett possui quatro setores preferidos para investir: tecnologia (o principal, que responde por quase 50%) , mercado financeiro, energia e bens de consumo. Juntas, essas áreas representam quase 95% do portfólio da holding. Já em relação às empresas, hoje cinco nomes representam cerca de 77% dos investimentos: Apple, Bank of America, American Express, Coca-Cola e a petrolífera Chevron

Quando questionado sobre a concentração de seus investimentos, Buffett mostra uma visão peculiar sobre como enxerga a diversificação. Nesse sentido, costuma afirmar que, quando o investidor conhece e entende realmente as empresas, o ideal é investir em poucas e boas ações. Dessa forma, consegue tirar mais proveito das chances de rentabilidade, pois o portfólio fica menos diluído. Daí a importância de ter sempre bons títulos na carteira, e acompanhar a evolução dos seus fundamentos.

Como investir na Berkshire Hathaway?

Considerando o portfólio, resultados e critérios de seleção das ações, podemos afirmar, sem dúvida, que a Berkshire é uma das boas alternativas para quem busca diversificação internacional para a carteira.

As suas ações são negociadas na NYSE (Bolsa de Nova York) sob os códigos BRK.A e BRK.B. Para adquiri-las, é preciso ter conta em uma corretora de investimentos no exterior. Porém, é possível investir na holding sem ter que mandar dinheiro para fora, por meio dos BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Esses ativos são títulos que representam ações de companhias estrangeiras, mas são negociados pela bolsa brasileira e em reais. Apesar de acompanhar as oscilações do dólar e refletir os resultados das empresas estrangeiras, esse investimento se submete às leis brasileiras, inclusive referentes à tributação. Por isso, são uma forma bem mais simples para quem deseja diversificação internacional mas quer evitar a burocracia e os custos com remessas financeiras internacionais.

Os BDRs da Berkshire Hathaway são negociados na B3 com o ticker BERK34. Além deles, há diversos outros de companhias americanas e de outras economias fortes disponíveis na bolsa para o investidor brasileiro. Para conhecer alguns dos mais importantes, clique no link abaixo:

BDRs: conheça as principais empresas globais que você pode ser sócio

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados