Veja o resumo com tudo de mais relevante no mercado que tem impacto direto na Carteira Recomendada Semanal.
O mercado financeiro segue bastante volátil. Durante essa semana acompanhamos falas dos presidentes dos bancos centrais nos EUA e Europa, Jerome Powell e Christine Lagarde, respectivamente, sobre o combate à inflação global e a necessidade de uma política monetária contracionista mais severa.
A entrada da Suécia e Finlândia na OTAN segue no radar, assim como as questões da Covid na China e suas restrições.
Cenário brasileiro
Essa semana tivemos os últimos balanços corporativos do primeiro trimestre no Brasil, com destaque para Magazine Luiza.
Por 7 votos a 1, TCU aprova processo de privatização da Eletrobras e governo deve protocolar registro de oferta na CVM em 26/5. Road show para atrair investidores estrangeiros deve ser entre 27/5 e 8/6. Calendário ainda está sujeito a mudanças.
Entre os indicadores, destaque para o IGP-10 e IPC-Fipe mostrando desaceleração. Governo federal precisará cortar R$ 10 bilhões dos ministérios para abrir espaço no teto de gastos com despesas extras e nesta sexta-feira Bolsonaro deve se reunir com Elon Musk em São Paulo.
Cenário internacional
Enquanto combate o vírus da Covid-19, a China tenta fortalecer sua economia injetando uma nota de otimismo no final de mais uma semana volátil para os mercados globais. O governo chinês reduziu sua taxa básica de empréstimo de cinco anos (LPR) de 4,60% para 4,45%. Este foi o segundo corte este ano e o maior já registrado.
Na Europa, destaque para o índice de preço ao consumidor (CPI) que segue no maior patamar em 40 anos. Além disso, cobranças ao BCE por ajuste na taxa de juros.
Nos EUA, os investidores seguem em dúvida sobre o efeito na economia de um FED mais contracionista.
Carteira Semanal
Na Carteira Semanal Top5 realizamos uma troca estratégica: saindo Bradesco PN (BBDC4) e entrando Itaúsa PN (ITSA4).
Em 12 Meses, a Carteira Semanal apresenta uma valorização de 15,88% ante o Ibovespa com baixa de -12,75%.
Confira mais algumas notícias importantes da semana:
– Países do G7 se mobilizam para ajudar a economia da Ucrânia com pacote de US$ 19,8 bilhões em apoio orçamentário.
– Bolsonaro entra com ação contra Moraes no STF.
– Bolsonaro muda cálculo de frete a caminhoneiros após aumento do diesel.
– BofA revisa estimativa de PIB brasileiro de +0,5% para +1,5% em 2022.
– Terceira via aposta em Simone Tebet e barra João Doria.
– Lira: Câmara votará a próxima semana projeto que limita combustíveis. O ICMS passaria a ter uma alíquota máxima de cobrança de 17%.
– Economia espera superávit primário em 2025.
– Veja: Guedes defende taxação de gigantes como Shein e AliExpress: “fazem fraude”.
– Governo propõe reajuste de 5% para todos os servidores federais, mas percentual ainda não é definitivo, disse o presidente Jair Bolsonaro em live nas redes sociais.
Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.