Day Trade e Swing Trade: qual a diferença entre as estratégias?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra investidoras que fazem day trade e swing trade
Imagem mostra investidoras que fazem day trade e swing trade

Para investir em ações, não é preciso necessariamente seguir uma estratégia buy and hold, ou seja, de longo prazo. Quem deseja aproveitar a volatilidade da bolsa para obter ganhos no curto prazo, pode tentar fazer isso utilizando o day trade e swing trade.

Por explorarem as oscilações dos preços dos ativos no curto prazo, ambas as estratégias apresentam riscos elevados. No entanto, podem trazer resultados interessantes para a carteira.

Neste conteúdo, veremos o que são e como funcionam day trade e swing trade e alguns aspectos peculiares de cada uma das estratégias. Confira a seguir!

Botão WhatsApp

Day trade e swing trade: qual a diferença?

Antes de falarmos sobre cada uma das estratégias, é importante entender o que faz o trader, que pode ser ou não um profissional.

Basicamente, o trader busca aproveitar os movimentos rápidos dos preços no mercado financeiro para potencializar os ganhos dos investimentos. Em outras palavras, o papel do trader é especular com determinado ativo no curto ou curtíssimo prazo. Para que isso possa trazer bons resultados, é necessário muito conhecimento técnico e experiência por parte do investidor.

Em relação aos critérios de seleção dos investimentos, o trader se comporta diferente do holder. Em vez de basear suas decisões em critérios da análise fundamentalista, o trader geralmente busca informações em gráficos e indicadores que mostram a evolução dos preços dos ativos ao longo do tempo. Ao entender como os preços se comportaram em determinados períodos, o trader consegue ter ideia dos melhores momentos para comprar ou vender uma ação.

No trade, existem diferentes tipos de estratégias. A seguir, veremos como funcionam as mais conhecidas – day trade e swing trade.

Day trade

Quando falamos em day trade, estamos nos referindo às operações do mercado financeiro de curtíssimo prazo, aquelas que iniciam e se encerram no mesmo dia. Ou seja, se o investidor comprou ações às 10:30 da manhã, ele deve vendê-las à tarde antes do fechamento do mercado para que a operação seja classificada como day trade, o que, inclusive, resulta em uma tributação diferenciada das demais operações.

Essas operações podem durar algumas horas, ou mesmo minutos, pois o timing da negociação dependerá das condições do mercado. Por isso, além de bom conhecimento técnico, o trader precisa saber identificar esses momentos para ter um bom resultado. Como a lógica dessas negociações é lucrar em um curtíssimo espaço de tempo, os traders utilizam ativos de alta liquidez. Dessa forma, fica mais rápidas as entradas e saídas desses ativos.

Swing trade

O swing trade também é uma estratégia que busca lucros no curto prazo. No entanto, o intervalo de tempo dessas negociações é maior. Isso porque os investidores chegam a permanecer com os ativos por alguns dias ou mesmo semanas. Ao manter o ativo em carteira de um pregão para o outro, já é o suficiente para que essa operação seja classificada como um “swing trade”.

Ao optar pelo swing trade, o investidor tem mais tempo para monitorar as tendências do mercado. Dessa forma, ele consegue aproveitar a volatilidade dos ativos por mais tempo, para alcançar a rentabilidade desejada, podendo operar com stop loss e stop gains mais longos – é muito importante que o investidor use stop em suas operações. Além disso, o tempo maior entre as operações permite ao trader rever a sua estratégia conforme aconteçam mudanças relevantes no cenário econômico.

Outras modalidades de trade

Além do day trade e swing trade, que são as estratégias de curto prazo mais conhecidas, existem outras que também podem gerar bons resultados. Nesse sentido, os principais exemplos são scalping trade e position trade, sendo que a diferença entre ambas é justamente o tempo de duração das operações.

Da mesma forma que acontece no day trade, as operações no scalping trade começam e terminam no mesmo dia. A diferença é que elas duram bem menos – são necessários alguns minutos ou mesmo segundos para que sejam concluídas. O termo é derivado da expressão “escalpelar” (o ato de tirar o couro cabeludo de um indivíduo), ou seja, a ideia é tirar apenas a pontinha daquele movimento.

Já o position trade é a estratégia de maior prazo entre todas as que visam a venda do ativo simplesmente por ele chegar em um valor desejado – diferente de, por exemplo, comprar um ativo pelos fundamentos, projetar um preço-alvo e vender essa ação quando ela estiver em um patamar “caro”. Nesse sentido, o investidor pode ficar meses ou eventualmente mais de um ano até que esse preço-alvo seja alcançado.

Tributação no day trade e swing trade

Além do prazo das operações, outra diferença que existe entre as estratégias day trade e swing trade diz respeito ao Imposto de Renda (IR) sobre os ganhos.

Quando as operações duram mais de um dia, a alíquota do IR é de 15% sobre o lucro. Além disso, para vendas de até R$ 20 mil no mês, há isenção do tributo no resultado.

Por outro lado, o resultado das operações no day trade tem tributação de 20%, e não há faixa de isenção para negociações que começam e terminam no mesmo dia. Lembrando que as regras de tributação estão sempre sujeitas a alterações. Por isso, é importante verificá-las antes de realizar qualquer tipo de operação.

Rotina de investimentos do trader

A rotina de investimentos de quem faz day trade e swing trade também é diferente. Como vimos, no day trade tudo acontece entre as 10h e as 18h do mesmo dia. Durante todo o pregão da bolsa, ele precisa acompanhar as negociações em tempo real para que possa tomar as melhores decisões de investimento.

A necessidade de acompanhamento a todo momento faz com que o day trader utilize gráficos que mostram as variações dos preços considerando minutos ou horas. Além disso, utiliza também gráficos que mostram uma visão macro dos ativos no início ou no final do pregão.

Por outro lado, quem opera no swing trade normalmente faz a análise do mercado somente nos horários de abertura e de fechamento da bolsa. Por não acompanhar as operações com a mesma frequência do day trader, o investidor do swing trade prepara a ordem de stop para cumprir sua estratégia de investimento. Em outras palavras, ele mesmo determina no home broker da corretora o momento de encerrar a sua posição, vendendo com lucro ou evitando prejuízo.

Em relação ao acompanhamento dos ativos, o swing trade utiliza gráficos diários que mostram as variações dos preços dos papéis. Além disso, gráficos semanais e mensais também auxiliam a identificar a volatilidade e tendências do mercado. Essas são as principais características e diferenças entre as estratégias day trade e swing trade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados