Estatais: quais são as empresas controladas pelo governo disponíveis na bolsa

Tempo de leitura: 6 minutos

Brasília - O Banco do Brasil vai fechar agências bancárias, ampliar o atendimento digital, lançar um plano de aposentadoria incentivada e propor redução de jornada de trabalho para parte dos funcionários (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A bolsa é uma excelente ferramenta para o empreendedor levantar capital para expandir suas operações, sendo uma das principais formas de empresas da iniciativa privada de financiarem suas atividades e crescimento – buscando novos sócios através da venda de capital. Mas não são apenas as empresas fundadas por indivíduos e grupos privados que utilizam o mercado de capitais e vendem suas ações.

Na bolsa brasileira, estão listadas não apenas companhias estatais federais e estaduais que utilizaram o mercado como forma de levantar dinheiro, mas também empresas que passaram pelo processo de desestatização e hoje são controladas pela iniciativa privada.

A presença dessas empresas levanta questões: tem investidores que fogem dessas empresas temendo a interferência política, enquanto outros gostam desse tipo de companhia justamente por serem mais “descontadas” que seus pares (é o que Luís Barsi, um dos maiores investidores pessoas física da bolsa, vê no Banco do Brasil, por exemplo). A seguir, conheça algumas das principais ações de estatais que você pode encontrar na B3.

Petrobras (PETR3, PETR4)

A Petrobras é uma companhia de economia mista, controlada pelo governo federal. Criada em 1953, deteve o monopólio sobre pesquisa, refino e transporte de petróleo no Brasil até 1997. A partir daquele ano, a Lei 9.478 autorizou a atuação de outras empresas sediadas no Brasil em todas as etapas da cadeia petrolífera.

Mesmo não tendo mais a exclusividade desses serviços, a Petrobras é uma das empresas de energia mais importantes do mundo. Além disso, controla majoritariamente a cadeia produtiva de combustíveis e destaca-se na extração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. A interferência política é um tema recorrente na companhia – com a política de preços da companhia sendo um dos assuntos mais debatidos no mercado. A União é dona de 28,68% do capital, sendo mais de 50% dele votante. O BNDES tem cerca de 8%.

Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6)

A Eletrobras é a maior empresa de transmissão de energia da América Latina. Por isso, está entre as mais conhecidas ações de estatais da bolsa brasileira.

Com 13 mil funcionários distribuídos em 105 usinas, a companhia responde por 44% do sistema de transmissão brasileiro. Aproximadamente 90% das malhas de transmissão de energia do Brasil pertencem ao sistema Eletrobras. Inclusive, mais de 90% da capacidade instalada da empresa provém de fontes com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Com a privatização ocorrida em 14 de junho desse ano, a Eletrobras se tornou uma empresa sem controlador definido, mas com forte participação do governo – ainda detentor de cerca de 37% das ações da empresa, muito embora não tenha mais 50% do capital votante.

Banco do Brasil (BBAS3)

Fundado em 1808, o Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira a operar no país. Está entre os maiores bancos da América Latina, e é um dos quatro maiores bancos de capital aberto no Brasil. O governo é dono de 50% do capital da empresa, que só tem ações ordinárias.

De acordo com o relatório anual de 2021 da própria instituição, o Banco do Brasil está presente em 97% dos municípios brasileiros, com cerca de 56 mil postos de atendimento. Além da própria marca, o grupo possui controladas (como BB Seguros e BB Tecnologia e Serviços ), coligadas (como Brasilprev, Brasilcap e Cielo), administradas e fundações (como BB Previdência, Previ e Fundação BB).

BB Seguridade (BBSE3)

A BB Seguridade é uma holding controlada pelo Banco do Brasil, que atua nos setores de seguros, previdência e capitalização. Seu principal canal de comercialização dos produtos é a rede de distribuição do Banco do Brasil.

Atualmente, a companhia ocupa posição de destaque no mercado em todos os segmentos nos quais atua. Listada na B3 em 2013, passou a comercializar ADRs um ano depois no mercado de balcão dos Estados Unidos. O Estado controla a BB Seguridade com 66% de seu capital sendo detido pelo próprio Banco do Brasil.

Copel (CPLE6, CPLE11)

Criada em 1954, a Copel (Cia Paranaense de Energia) atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Atualmente, companhia atende aproximadamente 5 milhões de unidades em quase 400 municípios. O governo do Paraná tem 70% do capital votante e 31% do capital total, enquanto o BNDES tem 12% do capital ordinário e 31% do preferencial – totalizando 24% de participação.

Em 1994, a Copel fez seu IPO na bolsa brasileira. Já em 1997, tornou-se a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ser listada na NYSE (Bolsa de Valores de Nova York). Em 2002, passou a integrar a Latibex, braço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri. Em 2015, passou a atuar na compra e venda de energia por meio de uma empresa de comercialização que constituiu no Mercado Livre.

Cemig (CMIG3, CMIG4)

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) é uma sociedade de economia mista, da qual o governo de Minas Gerais detém 51% das ações ordinárias. Presente em 22 estados e no Distrito Federal, a companhia atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica e distribuição de gás natural.

Possui capacidade instalada de mais de 6 mil MW e quase 5 mil km de linhas de transmissão, atendendo a mais de 17 milhões de usuários. Além da B3, os papéis da Cemig são negociados nas bolsas de valores de Nova York e Madri. Atualmente, possui mais de 150 mil investidores em cerca de 40 países.

Sabesp (SBSP3)

Criada em 1973, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa de economia mista que atua no setor de saneamento. Nesse sentido, atua em 370 municípios de São Paulo, sendo responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos.

Ao todo, são 240 estações de tratamento de água sob a alçada da Sabesp, que produzem 120 mil litros de água por segundo. A companhia também tem atuação no segmento de energia elétrica. Isso porque, em sociedade com as empresas Tecniplan Engenharia e Servtec, criou a Paulista Geradora de Energia S/A.

A Sabesp abriu o capital na bolsa brasileira em 2002, ano em que suas ações começaram a ser negociadas também na NYSE, na forma de ADRs. O governo de São Paulo tem 50,26% do capital votante – e, portanto, o controle.

Sanepar (SAPR3 , SAPR4, SAPR11)

A Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná – foi criada em 1963 para a prestação de serviços de saneamento básico no estado. Ao todo, a empresa administra mais de 54 mil km de tubulações que distribuem água potável. Além disso, faz também a gestão de mais de 35 mil km de rede coletora de esgoto.

Além do saneamento, a empresa também possui 40% de participação acionária na CS Bioenergia SA, juntamente com a Catallini Bioenergia. Nesse sentido, a parceria tem o objetivo de explorar a produção de energia por meio da unidade de biodigestão, que fica em Curitiba, cuja capacidade instalada prevê o atendimento de mais de 2 mil residências.

Nos anos 90, a Sanepar foi a primeira empresa de saneamento da América Latina a receber a certificação de qualidade ISO 9002 e de qualidade ambiental ISO 14001. O Estado do Paraná tem 60% do capital votante, cerca de 20% do capital total.

Banrisul (BRSR3, BRSR5, BRSR6)

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul é uma sociedade de economia mista, que atua no varejo bancário com mais de 1.200 pontos de atendimento, no Brasil e exterior. Os serviços do banco incluem crédito pessoal, crédito direto ao consumidor, crédito imobiliário, empréstimos consignados, entre outros. Além disso, oferece também financiamentos de longo prazo com recursos próprios e repasses de instituições do governo.

Criado em 1928, o banco passou por diversos formatos de operação até se tornar um banco múltiplo, em 1990. Em 2007, foi concluído o seu processo de capitalização, por meio de distribuição pública de ações preferenciais classe B. Na ocasião, foram levantados recursos na ordem de R$ 800 milhões. O governo gaúcho tem 98% do capital votante, cerca de 49% do capital total.

Copasa (CSMG3)

A Copasa é uma empresa de saneamento básico sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais – que atua no abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O governo de Minas detém o controle da empresa com 50,04% do capital votante.

Atualmente, a companhia atende a cerca de 11 milhões de pessoas por meio de 5,3 milhões de unidades consumidoras. Para conseguir isso, realizou 640 concessões de prestação de serviços de abastecimento de água.

Fundada em 1963, abriu o seu capital em 2006. Um ano depois, criou subsidiárias integrais para ampliar a prestação de serviços, sendo elas: COPANOR (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação.

Caixa Seguridade (CXSE3)

A Caixa Seguridade é uma subsidiária da Caixa Econômica Federal (CEF) criada em 2015, com atuação nos ramos de seguros, previdência privada, consórcios e afins. A Caixa é controladora da empresa, com 82,75% de todo o capital ordinário.

Até 2050, a companhia tem exclusividade de acesso à base de clientes da CEF, além de agências, correspondentes bancários, caixas eletrônicos e demais canais de distribuição do banco. A sua abertura de capital na bolsa ocorreu em abril de 2021, movimentando R$ 5 bilhões.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados