O que são e como funcionam os fundos long biased?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra investidor analisando fundos long biased
Imagem mostra investidor analisando fundos long biased

No universo dos fundos de investimento, existem diferentes estratégias que podem ser adotadas pelos gestores para diversificar e rentabilizar o patrimônio. No caso dos fundos long biased, a estratégia consiste em lucrar tanto com a alta quanto com a baixa de ativos ao mesmo tempo.

Se você investe em fundos e deseja saber mais sobre formas de diversificar os seus recursos, continue a leitura e entenda como funcionam os fundos long biased e qual a sua diferença em relação às estratégias long & short e long only. Acompanhe a seguir!

O que são fundos long biased?

Para entender o que são os fundos long biased, é preciso antes saber o que significa as expressões long e short no mercado financeiro.

Digamos que o gestor de um fundo de ações acredite na valorização de determinada ação ao longo do tempo. Sendo assim, ele compra o título – o que, na linguagem do mercado, é o mesmo que ficar “comprado” (ou long) no ativo.

Por outro lado, quando há expectativa de que o preço de um ativo caia, dependendo da estratégia do fundo o gestor pode assumir uma posição “vendida” (short) nesse ativo. É justamente isso o que acontece com o aluguel de ações ou de fundos imobiliários (FIIs), que veremos mais adiante.

Já a expressão biased vem de “enviesado” ou “predisposto”, o que significa que o gestor de um fundo long biased tem o viés de operar comprado. Porém, mesmo que essa seja a estratégia predominante, ele não precisa adotá-la o tempo todo. Isso porque ele pode aproveitar a queda de determinados ativos para ficar vendido e lucrar com uma possível desvalorização dos mesmos.

Ou seja, um fundo long biased é aquele que opera predominantemente comprado. No entanto, suas regras permitem que o gestor assuma posições vendidas sempre que entender que pode lucrar com isso.

Como funcionam esses fundos?

Conhecer o conceito do aluguel de ações é importante para compreender como funcionam os fundos long biased.

Nesse tipo de operação, a lógica é tentar lucrar com os títulos em momentos de baixa do mercado ou de uma ação específica. Suponha que, ao acompanhar a performance de uma ação, você perceba uma tendência de queda no preço. Depois de analisar o mercado e os fundamentos da ação, você chega à conclusão de que essa tendência permanecerá por algum tempo.

Se você não tiver essa ação, pode procurar outro investidor que a tenha para alugá-la por um período predeterminado e, logo em seguida, vender o título no mercado. Se as suas projeções se confirmarem e a ação realmente se desvalorizar, quando chegar o momento de devolver o título ao dono, você compra essa ação poru m preço mais baixo do que vendeu. Dessa forma, consegue lucrar com a diferença entre o preço de venda (mais alto) e o novo preço de compra (mais baixo).

No aluguel de ações, normalmente o dono do título (doador) é um investidor de longo prazo, que não pretende se desfazer dos ativos mas busca formas de rentabilizar a carteira em momentos de queda do mercado. Por outro lado, quem aluga (tomador) tem um horizonte de curto prazo, pois ficará com o título somente até que se desvalorize, para que possa recomprá-lo a um preço mais baixo.

É justamente essa a dinâmica que os fundos long biased adotam em determinadas situações. Ou seja, quando o gestor percebe que o mercado ou um determinado ativo está em baixa, ele assume posições vendidas para potencializar seus ganhos.

Long biased e long & short: qual a diferença?

Se você conhece o long & short, é possível que tenha ficado com dúvidas agora que já entendemos como funcionam os fundos biased. Afinal, se qualquer um deles pode operar comprado (long) e vendido (short), qual a diferença entre as duas estratégias?

Basicamente, quem adota o long & short utiliza um par de ativos e foca somente no resultado de ambos, não importando o desempenho do mercado. Em outras palavras, o long & short aposta na valorização da ponta comprada e na desvalorização da ponta vendida. Quanto maior for essa diferença, maior também será o ganho da operação.

Por exemplo, digamos que o dólar esteja em alta, o que beneficia as empresas exportadoras e, ao mesmo tempo, não é tão favorável para as importadoras. Nesse caso, uma forma de fazer long & short é assumir uma posição comprada (long) em ações de uma companhia que vende para o exterior e uma posição vendida (short) em uma importadora. Perceba que o resultado da operação só depende do desempenho das duas pontas da operação, e não da performance da bolsa como um todo.

Já nos fundos long biased, as posições vendidas podem ocorrer de forma eventual, apenas diante da queda de determinado ativo. Como vimos, essa estratégia opera predominantemente comprada, sendo que o gestor lança mão de posições short somente quando entende que isso pode trazer bons resultados ao fundo.

E quanto ao long only, qual a diferença?

Assim como os fundos long biased, o long only é uma estratégia que se aplica a fundos de ações e multimercados. Porém, como o próprio nome diz, no long only o objetivo é ganhar somente com a ponta comprada, ou seja, com a valorização dos ativos do fundo.

Como a estratégia no long only é totalmente baseada na compra dos ativos, a administração do risco desses fundos acaba sendo mais simples. Além disso, os períodos de alta do mercado costumam favorecer mais os resultados desses fundos, justamente pelo foco que possuem nas posições compradas.

Por outro lado, os fundos long biased costumam apresentar volatilidade menor, pelo fato de poderem assumir posições vendidas para fazer hedge em momentos de mercado em baixa. Dependendo das oscilações da bolsa, isso pode proteger os ganhos ou, ao menos, reduzir as perdas em períodos mais conturbados.

Não tem tempo para investir?

Não tem tempo para investir? Os fundos de investimento são uma excelente opção para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos, com gestão profissional e acesso a uma ampla gama de ativos financeiros. Porém, entender como esses fundos funcionam pode ser um desafio para muitos. Por isso, convido você a baixar nosso ebook sobre fundos de investimento, que te ensina tudo sobre o assunto, tipos de fundos, como escolher um fundo adequado às suas necessidades e muito mais. Com este material em mãos, você estará melhor preparado para tomar decisões informadas e aproveitar todas as vantagens dos fundos de investimento! Basta preencher o formulário abaixo:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados