6 dicas para ter os melhores resultados com CDB

Tempo de leitura: 4 minutos

CDB: 7 dicas para conquistar os melhores resultados

Entenda sobre risco, rentabilidade, prazo e taxas para encontrar o caminho dos melhores resultados com CDB.

Escolher um investimento nem sempre é uma tarefa fácil. São muitas as variáveis e os riscos envolvidos. Por isso, preparamos um material especial com 7 dicas para você obter os melhores resultados com CDB.

O Certificado de Depósito Bancário é um ativo de renda fixa versátil, ou seja, que pode ser usado para diversos objetivos. Assim, identificar o melhor ativo vai depender de uma série de fatores, tais como: o seu objetivo, o seu perfil de investidor, o quanto você está disposto a desembolsar, além das taxas e custos envolvidos.

Confira abaixo as 7 dicas para você obter os melhores resultados com CDB.

cdb-dicas-blog-terrainvestimentos

Dica 1 – Qual é o seu objetivo?

Jamais faça um investimento sem ter certeza sobre o objetivo de aplicar aquele dinheiro. É para a reserva de emergência? Ou para um objetivo de médio prazo? Trocar de carro? Aposentadoria?

Definir o objetivo do dinheiro que você aplica é fundamental. Isso por que um ativo pode servir para a reserva de emergência, mas pode não ser bom para a aposentadoria, por exemplo.

No caso dos CDBs, os objetivos podem ser diversos, já que os três tipos de CDBs (pré-fixado, pós-fixado e híbrido) têm características diferentes entre si em relação a prazos de resgate e formas de rentabilidade.

Dica 2 – Use o tripé dos investimentos para obter os melhores resultados com CDB

Quando você estiver escolhendo um CDB para comprar lembre-se de analisá-lo sob a ótica do tripé dos investimentos. Tratam-se de três conceitos que devem ser analisados em qualquer tipo de ativo. Assim, você consegue comprar com tranquilidade o investimento de acordo com seu perfil e objetivos. Vamos entender:

  • Risco: todo investimento tem algum grau de risco. O CDB é um ativo de renda fixa, considerado um investimento de baixo risco. Ele tem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que dá segurança ao investidor.
  • Retorno: a rentabilidade é fator importantíssimo para um bom investimento. No caso dos CDBs a rentabilidade vem da valorização diária, a depender do tipo de CDB. Pode haver uma rentabilidade pré-fixada ou variável ao longo do tempo.
  • Liquidez (prazo): a data em que você irá resgatar seu investimento também é importante para analisar um ativo. Um dos tipos mais comuns de CDBs possui liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado a qualquer momento. Mas há outros em que o ideal é manter o dinheiro aplicado por mais tempo.

Dica 3 – Entenda as taxas e impostos que incidem sobre os CDBs

Outra dica bacana é sempre olhar para as taxas e impostos que incidem sobre o seu investimento. Isso é importante, pois pode impactar de maneira direta e significativa a rentabilidade dos seus ativos.

No caso dos CDBs você deve ficar de olho principalmente na alíquota regressiva do Imposto de Renda, no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e também em possíveis taxas cobradas pelas corretoras ou instituições financeiras.

cdb-dicas-blog-terrainvestimentos-2Dica 4 – Fique de olho na economia do país para ter os melhores resultados com CDB

Um bom investidor deve estar atento aos principais indicadores econômicos do país. Você não precisa entender de tudo, mas alguns dados são importantes para aprender como o mercado financeiro funciona. Há indicadores e taxas que impactam diretamente nos investimentos.

No caso dos CDBs, fique de olho na Taxa Selic, que impacta diretamente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), e também no IPCA, o Imposto Nacional e Preços ao Consumidor, a famosa inflação. O CDB DI, por exemplo, é um dos mais comuns e é diretamente impactado pela variação da Selic.

Enquanto os CDBs pós-fixados e híbridos são impactados pelas oscilações do CDI (e da Taxa Selic) e do IPCA, os CDBs pré-fixados não terão nenhuma mudança se essas taxas mudarem ao longo do tempo. Assim, a perspectiva é de alta da Taxa Selic e do IPCA, os investimentos atrelados a esses índices podem ser uma boa opção.

Dica 5 – Conte com a ajuda de especialistas

Uma ajuda profissional para investir pode ser uma boa opção caso você tenha dúvidas, seja inexperiente no mundo das finanças ou queira melhorar sua carteira de investimentos.

A Terra Investimentos é uma das maiores casas de investimentos independentes do país. Ser independente significa não ser ligada a bancos. Isso garante que as recomendações, análises e dicas da Terra são isentas e livres de conflito de interesses.

Escolher os melhores ativos da renda fixa ou da renda variável com a ajuda de profissionais especializados no mercado financeiro fornece uma segurança extra para o investidor. O diferencial da Terra Investimentos é a assessoria de extrema qualidade, com atendimento personalizado e com proximidade para auxiliá-lo a aplicar melhor o seu dinheiro.

Dica 6 – Um pequeno guia para ter os melhores resultados com CDB

Para finalizar destacamos ponto a ponto os principais aspectos para analisar antes de escolher um CDB.

  • Defina o objetivo para o dinheiro que será investido
  • Compare a rentabilidade com outros CDBs e outros ativos de renda fixa
  • Fique de olho na liquidez e no prazo de resgate do ativo
  • Leve em conta as taxas e impostos que você deverá pagar para conhecer a rentabilidade líquida do investimento
  • Saiba qual é o investimento mínimo para este CDB
  • Verifique a solidez e o histórico da instituição que está emitindo o CDB
  • Analise o momento econômico do Brasil e as perspectivas futuras
  • Por fim, se ficar com dúvidas ou quiser ajuda especializada, conte com a ajuda de uma assessoria de investimentos.

Ficou com alguma dúvida?

Não se preocupe! Você pode contar gratuitamente com nossa ajuda para esclarecer todas suas dúvidas sobre investimentos. Preencha o formulário abaixo para que um especialista entre em contato com você em breve!  



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados