Bear trap e bull trap: cuidado com essas armadilhas na bolsa!

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra urso e touro (bull trap e bear trap)
Imagem mostra urso e touro (bull trap e bear trap)

O mercado acionário é marcado por oscilações e incertezas, e quem investe em renda variável precisa estar bastante atento a essas características. Entre os ciclos de alta e de baixa na bolsa, costumam ocorrer movimentações que podem confundir até mesmo os investidores mais experientes, como bear trap e bull trap.

A palavra trap significa armadilha na tradução do inglês, e é literalmente isso o que acontece em determinados momentos do mercado, quando se interpreta a tendência de um ativo de maneira errada. Mas por que existem essas ciladas? Será que dá para evitá-las? Para saber mais a respeito, continue a leitura a seguir!

Ciclos de mercado: quais são e como identificá-los?

Botão WhatsApp

O que é bear trap?

Bear trap significa armadilha para ursos, e remete ao bear market, um termo bem conhecido na bolsa que caracteriza o ciclo de baixa do mercado.

No bear market, os investidores estão pessimistas, pois é quando os ativos estão em queda contínua e sustentada. Com medo de aumentar as perdas, os investidores passam a vender cada vez mais, o que aumenta a oferta dos ativos e impede os preços de subirem, até que surja algum fato novo que reverta essa tendência.

Por sua vez, a bear trap ocorre quando um ativo está em alta e sofre uma reversão temporária na tendência. Na linguagem do mercado, esse momento corresponde a um pullback de baixa. Dependendo da velocidade ou da intensidade dessa queda, alguns investidores podem se assustar e, para evitar um potencial prejuízo maior, vendem o ativo.

Porém, no caso da bear trap, o papel volta a subir depois de um tempo, pois o movimento de baixa era só uma correção de mercado. Ou seja, quem se deixou levar pelo efeito manada na bolsa e vendeu o ativo em plena queda, comprometeu o resultado da carteira, pois a trajetória de alta foi retomada.

Essas correções temporárias são muito comuns no mercado acionário, pois a trajetória de um preço nunca é linear. Por exemplo, suponha que você tenha uma ação que esteja em alta e que, pelos seus fundamentos e perspectivas de mercado, deva continuar de valorizando. Pode ser que, em determinado momento, investidores que já ganharam bastante com o título decidam vendê-lo para realizar o lucro. Se muitas pessoas fizerem isso ao mesmo tempo, o preço dessa ação tende a cair momentaneamente, por causa do aumento da oferta. Mas, como o ativo é sólido, a tendência é de que ele retome a trajetória de alta em breve.

Como saber se uma ação está cara ou barata?

Bookbuilding: como se define o preço de uma ação?

5 erros ao investir em ações que podem fazer você perder dinheiro

O que é bull trap?

Ao contrário do bear market, o bull market (bull é touro em inglês) sinaliza o momento de otimismo na bolsa, quando as ações e demais ativos se valorizam de forma constante e se mantêm em alta.

No caso da bull trap, a armadilha é justamente acreditar que um ativo tenha revertido a sua tendência de queda quando ocorre uma correção para cima. Nesse momento, investidores podem adquirir o título ao primeiro sinal de alta, pensando que ele subirá ainda mais. Quando isso não acontece, o ativo retoma a sua tendência e quem o comprou terá duas opções: ou ficar com ele até que se valorize novamente, ou vendê-lo para não aumentar o prejuízo.

A bull trap (ou pullback de alta) também é bastante comum no mercado. Mesmo um ativo em queda pode ter períodos de respiro no pregão, devido a alguma notícia positiva para o segmento ou algum outro motivo pontual.

Conheça quais ações comprar para receber dividendos

Você quer receber dividendos e ver dinheiro pingando na sua conta todos os meses? Então baixe nosso material e descubra quais ações comprar para criar sua carteira de renda passiva. Basta preencher o formulário abaixo:

Como identificar bear trap e bull trap?

Não há como ter certeza de que determinado movimento possa ser uma bull trap ou bear trap, pois o mercado acionário é imprevisível e sempre sujeito a oscilações. No entanto, os indicadores da análise técnica são excelentes ferramentas para ajudar a identificar esses momentos. Um dos principais para esse fim são os níveis de suporte e resistência.

Por exemplo, se um ativo ultrapassou o suporte e continuou a tendência de alta de forma sustentável, ou se rompeu a resistência e continuou caindo, é possível que não exista nenhuma armadilha nesse caso. Por outro lado, se esse ativo testar frequentemente os níveis de suporte ou de resistência sem que haja um rompimento, pode ser um indicativo de que a pressão de alta ou de queda seja fraca.

Outro aspecto a analisar é o volume das transações, pois ele também ajuda a confirmar a tendência. Em outras palavras, quando um ativo reverte a tendência e atinge novas máximas e mínimas, o volume de negociação tende a aumentar. Mas quando a trajetória do preço se inverte e o volume continua baixo, é possível que estejamos diante de uma bear trap ou bull trap.

A média móvel também auxilia na projeção de uma tendência, pois se o ativo opera de forma muito descolada de sua performance história, isso também pode indicar uma armadilha.

Dá para operar no bear trap e bull trap?

Como vimos, bull e bear trap são momentos muito arriscados do mercado, pois confundem os investidores e podem levar a perdas expressivas. Há quem aproveite o pullback de alta ou de baixa para tentar ganhar com a volatilidade e com a correção temporária dos ativos.

Por exemplo, em uma tendência de alta, o investidor pode adquirir uma ação na bear trap e realizar o lucro tempos depois, quando ela tiver se valorizado mais. Porém, é importante ter um bom conhecimento técnico e experiência no mercado para realizar essas operações com segurança, pois o risco sempre existirá.

Baixe nosso Guia de Ações

Nosso guia de ações é uma planilha em tempo real feita para você poder ter uma visão COMPLETA sobre todas as principais ações da bolsa brasileira. É completamente gratuito para você baixar. Basta preencher o formulário abaixo e você vai receber o acesso no seu e-mail.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados