Como saber se uma ação está cara ou barata? Veja o que avaliar

Tempo de leitura: 5 minutos

Como saber se uma ação está cara ou barata?
Como saber se uma ação está cara ou barata?

Nem sempre a velha máxima do mercado acionário de comprar na baixa e vender na alta é algo fácil de se identificar. Afinal, como saber se uma ação está cara ou barata? Além do preço, o que mais precisamos avaliar para entender se vale a pena ou não o investimento em determinado momento?

Segundo Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, a avaliação por múltiplos é a forma mais simples de se chegar ao valuation correto de uma ação. E os principais múltiplos utilizados para isso são o P/L, o P/VPA e o EV/EBITDA.

“De acordo com a natureza da operação da empresa, alguns indicadores terão maior ou menor aderência à análise. Esses indicadores podem ser comparados com os registros históricos de uma mesma empresa, ou com a tendência central do setor no qual ela está inserida”, explica o analista.

A seguir, mostraremos como funciona cada um desses indicadores, e de que forma podemos utilizá-los na análise das ações. Acompanhe a leitura!

Como investir em ações: confira o guia completo

5 erros ao investir em ações que podem fazer você perder dinheiro

Botão WhatsApp

Afinal, como saber se uma ação está cara ou barata?

Antes de falarmos sobre cada múltiplo, é importante conhecer o conceito de valuation e como ele influencia na formação dos preços das ações.

Valuation (ou “avaliação”, na tradução) são técnicas que auxiliam na determinação do preço justo de um investimento, seja ele uma ação ou outro ativo financeiro. Na prática, a metodologia utiliza indicadores financeiros e macroeconômicos, projeções de crescimento para a empresa e setor, análise de aspectos voltados à gestão e tudo mais que possa influenciar na performance do investimento.

Fazer o valuation ajuda conhecer a descobrir se uma ação está cara ou barata, e evita a cilada de entrar em um ativo em momentos de especulação do mercado. É por isso que investidores de todo o mundo (principalmente quem tem objetivos de longo prazo) utilizam amplamente essa técnica.

No conteúdo abaixo, explicamos como funciona e quais as diferentes formas de se fazer o valuation de uma empresa. Clique e confira:

Valuation: saiba como calcular o valor de uma empresa

Feita essa breve introdução ao valuation, confira agora os principais múltiplos que ajudam a descobrir se uma ação está cara ou barata:

P/L (Preço/Lucro)

O indicador P/L indica a relação entre o preço atual da ação e o lucro que ela acumulou nos últimos 12 meses. Em outras palavras, esse múltiplo mostra o quanto o mercado está disposto a pagar pelo lucro da organização.

O fato de uma empresa auferir lucro em determinados períodos não garante, necessariamente, que as suas ações irão se valorizar, pois pode ser que o preço já esteja alto, refletindo resultados positivos anteriores. Por outro lado, é possível também que uma esteja descontada em um momento pontual por algum motivo que não tenha a ver com os seus fundamentos.

Em momentos como esses, calcular o P/L ajuda a entender se um título pode ser ou não uma boa escolha para a carteira. Isso porque o indicador dá uma ideia da demanda que o ativo tem junto aos investidores.

Um P/L mais alto significa que a ação está mais “cara”. Isso tanto pode ser um bom indicativo – pode indicar que o mercado tem boas expectativas para o título – quanto um sinal de que o preço já está bem “esticado”. Da mesma forma, um P/L baixo pode representar uma boa oportunidade ou um alerta de que os investidores não estão apostando muito na ação. Por isso, embora esse múltiplo seja um dos mais utilizados para identificar uma ação cara ou barata, a sua análise deve ser feita junto de outros indicadores fundamentalistas.

Conheça quais ações comprar para receber dividendos

Você quer receber dividendos e ver dinheiro pingando na sua conta todos os meses? Então baixe nosso material e descubra quais ações comprar para criar sua carteira de renda passiva. Basta preencher o formulário abaixo:

P/VPA (Preço/Valor Patrimonial por Ação)

O P/VPA também considera o preço da ação na sua fórmula, mas aqui a relação é feita não com o lucro por ação, e sim com o valor do patrimônio líquido (PL) da empresa.

Por sua vez, o PL consta no balanço patrimonial da companhia, representa a diferença entre o seu ativo total e passivo total. Ou seja, ele demonstra o total de bens que realmente pertence aos sócios da empresa, pois excluem as obrigações do passivo.

Para chegar ao VPA, basta dividir o valor do patrimônio líquido pelo total de ações da empresa. De forma simplificada, a interpretação que se costuma fazer desse indicador é a seguinte:

  • – VPA abaixo de 1: a ação está “barata”, pois a empresa vale menos do que o seu PL.
  • – VPA acima de 1: a ação está “cara”, pois a empesa vale mais do que o seu PL.
  • – VPA igual a 1: teoricamente, a situação ideal, pois a empresa vale exatamente o seu PL.

Aqui, vale também o alerta de que o P/VPA isoladamente não é o suficiente para avaliar se uma ação está cara ou barata. Como acontece com os demais indicadores, a sua análise depende também de outras variáveis.

Valor intrínseco de uma ação: o que é e como descobrir?

Bookbuilding: como se define o preço de uma ação?

EV/EBITDA (Valor da Empresa/EBITDA)

Por fim, o EV/EBITDA dá uma noção de quanto custaria a empresa após descontado o seu caixa operacional. Para compreender esse indicador, é preciso conhecer os seus dois componentes: EV e EBITDA.

EV é a sigla em inglês para valor da empresa (Enterprise Value), e representa o quanto os investidores precisariam desembolsar para adquirir o negócio, considerando a totalidade do ativo (bens e direitos) e do passivo (obrigações). Dessa forma, temos que o EV é a soma do valor de mercado de uma empresa somado a sua dívida líquida (total da dívida – caixa), ou seja:

EV = valor de mercado + (endividamento total – disponibilidades de caixa)

Para chegarmos ao valor de mercado, precisamos multiplicar o preço da ação pelo seu free float (quantidade total em circulação) em determinado momento:

Valor de mercado = preço da ação x free float

Já o EBITDA (da sigla Earning Before Taxes, Interests, Depreciation and Amortization) corresponde ao caixa gerado pela empresa a partir da sua operação. Ou seja, no seu cálculo não são consideradas variáveis que não têm relação direta com a atividade, como juros, impostos, depreciação e amortização.

Assim como o indicador P/L, quanto mais alto for o EV/EBITDA, teoricamente mais cara a empresa está custando no mercado. Por exemplo, se um EV/EBITDA igual a três, quer dizer que o valor da empresa representa três anos de sua geração de caixa operacional. Para o investidor, o mais interessante é que esse tempo seja o menor possível, para que consiga receber de volta o seu dinheiro mais rapidamente.

Dicas para utilizar os indicadores

Utilizar os três indicadores que vimos anteriormente de forma combinada proporciona uma boa noção sobre o preço justo das ações. Para que possa decidir se uma ação está cara ou barata, a análise deve ser feita entre empresas que atuam no mesmo setor.

Porém, Luis Novaes chama atenção para algumas peculiaridades importantes, como o fato de algumas empresas do mesmo segmento possuírem dimensões bastante diferentes entre si. “Quando isso acontece, nem sempre os melhores pares de uma análise serão empresas de um mesmo país”, alerta o analista.

Outro ponto importante é utilizar alguns indicadores contábeis além dos múltiplos. Isso porque eles são uma forma mais simples de se analisar a saúde financeira das empresas, não só para a compra de ações, mas para títulos de dívida como debêntures, por exemplo.

“Ao analisarmos indicadores de liquidez, conseguimos avaliar a capacidade que a empresa tem de pagar as suas dívidas. No atual cenário de juros altos, esses mostraram ainda mais relevantes para a avaliação da saúde financeira das organizações”, observa.

Baixe nosso Guia de Ações

Nosso guia de ações é uma planilha em tempo real feita para você poder ter uma visão COMPLETA sobre todas as principais ações da bolsa brasileira. É completamente gratuito para você baixar. Basta preencher o formulário abaixo e você vai receber o acesso no seu e-mail.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados