Commodities: você sabe de onde vem o café que está na sua xícara ?

Tempo de leitura: 3 minutos

Commodities: você sabe de onde vem o café que está na sua xícara ?

A partir de agora, vamos compartilhar curiosidades sobre o café, uma das commodities mais negociadas em Bolsa do mundo, assim como o petróleo.

Luiz Monteiro - Mesa Café - Terra InvestimentosVocê sabia que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo assim como a água e o chá? E mais: sabia que o Brasil é o maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor de café do mundo?

Tão presente no dia a dia das pessoas, o café percorre um longo caminho até chegar na sua xícara que a maioria das pessoas nem imagina!

Foi pensando nisto que iniciamos hoje esta série de posts sobre café aqui no blog para que você conheça diversas curiosidades e possa valorizar ainda mais esta tradição brasileira, apreciando de forma especial seu café!

Ao longo da nossa série, demonstraremos como o mercado financeiro participa disso, quais fatores influenciam o mercado cafeeiro e como a Terra Investimentos participa dessa enorme cadeia.

Comecemos pela história!

Ninguém sabe ao certo como e quando o café foi descoberto, acredita-se que seja originário da África, mais especificamente da região hoje conhecida como Etiópia em um local chamado Kaffa.

Diz a lenda que um pastor de cabras observou que os animais ficavam agitados e não dormiam após comer os frutos do cafeeiro. Ele então decidiu experimentá-los.

Após sentir-se mais disposto, compartilhou sua experiência com um monge da região que preparou uma infusão com as frutas para conseguir manter sua jornada de orações.

A notícia foi se espalhando e aos poucos essa bebida passou a ser difundida.

No século 15, o café passou a ser cultivado no Yemen. No século 16, surgiu na Pérsia, Egito, Turquia e Síria (países atuais). A propósito, a origem da palavra “café” vem do árabe – qahwa – e, curiosamente, significa “vinho”.

No século 17 , com viajantes europeus que atuavam no comércio com os países árabes, a bebida negra que era famosa pelos seus efeitos chegou à Europa e daí conquistou o mundo.

Voltando ao presente! 

  • O Brasil é o maior produtor mundial de café (arábica + conillon /robusta), seguido pelo Vietnã (conillon/robusta) e Colômbia (arábica).
  • Ontem, a CECAFE (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) divulgou os dados da exportação de café:
    – Em outubro, o Brasil exportou 4,1 milhões de sacas de café e bateu novo recorde histórico para o mês.
    – Volume cresceu 11,5% em relação ao mesmo mês em 2019.
    – No acumulado do ano até outubro, Brasil já exportou 35 milhões de café, melhor resultado histórico do período.
  • Aqui na Terra Investimentos, seguimos monitorando os efeitos da La Niña nas lavouras brasileiras e vietnamitas, assim como movimento de certificação de cafés brasileiros na Bolsa Americana.

Confira os outros posts da série: 

>> A história do café no Brasil
>> Conheça a botânica do Café, espécies e características
>> Da lavoura até o consumidor: conheça o caminho do café até você
>> Café Tradicional, Gourmet ou Especial: qual é o melhor e como preparar?

Terra Investimentos: experiência de quem tem Agro no DNA

A Terra Investimentos nasceu há mais de 20 anos como uma corretora agro, setor em que logo conquistamos a liderança e, desde então, temos expandido a atuação para diversas frentes de negócios do mercado financeiro e de capitais.

Ao longo de todos esses anos, nossa Mesa Agro assessora produtores, cooperativas, tradings, entre outros clientes, em todas as suas necessidades no mercado futuro.

Precisando de assessoria no mercado de commodities, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3165.6000 ou pelo e-mail: [email protected]

#VamosJuntos


Luiz Fernando Monteiro é responsável pela Mesa Café na Terra Investimentos. Graduado em Administração de Empresas pela Unip e com MBA em Agronegócios pela ESALQ/USP, está no mercado financeiro com foco em commodities desde 2000. Atuou em diversas corretoras e bancos focado nos mercados de café no Brasil, Nova York e Londres, além de ter atuado em operações estruturadas e leilões governamentais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados