Robô de investimento: entenda como funciona essa tecnologia

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra investidor utilizando robô de investimento
Imagem mostra investidor utilizando robô de investimento

Ao longo dos anos, a tecnologia vem tornando o mercado financeiro muito mais acessível, e uma das provas disso é o robô de investimento, que pode trazer bons resultados tanto no curto quanto no longo prazo.

A partir de parâmetros predefinidos, essa tecnologia otimiza o tempo gasto nas operações, pois ela dispensa o comando humano. Ou seja, não é preciso que o investidor fique monitorando o mercado para realizar determinada transação, pois ela funciona de maneira autônoma.

Embora muitas pessoas já utilizem robôs de investimento, ainda existem dúvidas sobre a sua eficiência e segurança. Se você também gostaria de conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura a seguir.

O que é um robô de investimento?

O robô de investimento é uma tecnologia baseada em algoritmos e configurações predeterminadas para que execute operações no mercado financeiro. Ele pode ser utilizado para comprar e vender ativos financeiros no momento certo, recomendar e gerir uma carteira de investimentos, entre outras funcionalidades.

De acordo com as tendências e ciclos de mercado, essa tecnologia ajuda a identificar as melhores alternativas de investimentos. Logo, facilita muito a vida de quem deseja investir e diversificar o patrimônio, mas que não tem o tempo (ou o conhecimento) necessário para selecionar os ativos. Além disso, os robôs investidores podem ser muito útil também para quando for necessário fazer o rebalanceamento da carteira.

Como funciona um robô de investimento?

Para que essa tecnologia possa executar as operações, é preciso estabelecer as premissas que atendam ao perfil de investidor. Nesse sentido, o primeiro passo é preencher um questionário (conhecido como suitability), que vai mostrar a tolerância ao risco e quais os objetivos financeiros, justamente para determinar o horizonte de tempo dos investimentos, se de curto, médio ou longo prazo.

Como vimos, a tecnologia executará o que foi previamente programado para o investidor. Por isso, é muito importante responder corretamente a análise de perfil, para que as sugestões do robô fiquem efetivamente em linha com as expectativas.

Tipos de robôs de investimento

Normalmente, os robôs de investimento são classificados em dois tipos, de acordo com a finalidade de quem utiliza a tecnologia. São eles: robô trader e robô advisor, conforme mostraremos a seguir.

Robô trader

Esse tipo de robô atua exatamente como se fosse um trader, realizando operações com foco no curto e curtíssimo prazo. Nesse caso, a tecnologia vai atender ao perfil de investidor mais arrojado, que se dispõe a assumir mais risco em ativos de renda variável da bolsa em busca de aumentar as chances de rentabilidade.

Quem conhece o dia a dia do trader, sabe que o mercado pode virar em pouquíssimo tempo, e alguns minutos de não monitoramento podem colocar a perder as chances de ganhos do dia. Com o robô trader, o investidor consegue gerir melhor o seu tempo, pois não precisa ficar na frente do home broker durante todo o tempo do pregão. Além disso, a tecnologia tira o aspecto emocional das decisões do trader, o que o ajuda a evitar ações impulsivas na hora de emitir uma ordem de compra ou de venda.

Por exemplo, o robô trader pode ter parâmetros que definam stop loss e stop gain (limites para perdas e ganhos) e, com isso, definir o momento certo de fazer as negociações. Ou seja, todo o programa é voltado para auxiliar na execução das operações de curto prazo, para otimizar o tempo e facilitar a escolha dos ativos.

Robô advisor

Já o robô advisor é o programa que atua na orientação de investimentos de médio e longo prazo. Como vimos, a partir da definição do perfil e objetivos financeiros, o sistema identifica os ativos mais adequados, e fará a recomendação da carteira.

Dependendo de cada tecnologia, o advisor pode somente sugerir os investimentos como também fazer a sugestão e executar a ordem na corretora de investimentos. Há também a possibilidade de o programa faça a revisão do portfólio de tempos em tempos, para ver se as aplicações continuam em linha com a estratégia de investimento ou se é preciso fazer um rebalanceamento.

Os robôs de investimento são confiáveis?

Em relação à tecnologia envolvida, os programas são confiáveis sim. O que pode trazer prejuízos ao usuário é contratar esse serviço de uma empresa não idônea, que se utilize dos dados pessoais para algum tipo de golpe financeiro.

Por exemplo, para que possa recomendar ativos e executar a aplicação, um robô de investimento precisa ter autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Esse é um dos aspectos que o investidor pode checar antes de optar por determinada plataforma de investimentos. Outro ponto importante é entender como funcionam os algoritmos, e as empresas confiáveis certamente fornecerão essa e outras informações que o usuário solicitar.

Golpes financeiros: confira alguns cuidados básicos para evitá-los

Vantagens e desvantagens dessa tecnologia

A praticidade e a economia de tempo estão entre as principais vantagens de se utilizar um robô de investimentos. Como vimos, essa tecnologia é ideal para quem quer conhecer novas alternativas para a carteira mas tem pouco tempo ou não possui muito conhecimento sobre o mercado financeiro. Como o algoritmo realiza todo o trabalho de seleção, o investidor consegue ter um portfólio diversificado sem precisar escolher cada um dos ativos.

Quanto ao trade, o robô investidor é um bom suporte para o acompanhamento do mercado, pois dispensa a necessidade de estar de olho no pregão o dia inteiro. Além disso, quando se automatizam as decisões de investimento, elimina-se o fator emocional que, por vezes, pode prejudicar bastante o julgamento, principalmente em momentos de mais volatilidade no mercado.

Por outro lado, quem opta por um robô de investimento perde parte da autonomia de gerenciamento da carteira. Logo, o que é uma vantagem para quem deseja praticidade, pode não ser uma boa ideia para quem faz questão de escolher e monitorar os investimentos.

Lembrando que, como qualquer outra tecnologia, os robôs investidores não são infalíveis, pois eles apenas executarão as premissas que foram previamente determinadas pelo investidor. Por isso, para que se obtenha o sucesso desejado, o mais importante é definir corretamente a melhor estratégia de investimento, de acordo com os planos financeiros de cada um.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados