Dividendos sintéticos: conheça essa estratégia para investir em ações

Tempo de leitura: 4 minutos

Dividendo sintético
Dividendo sintético

As carteiras de dividendos estão entre as estratégias mais buscadas por quem deseja ter uma entrada de caixa de tempos em tempos com a renda variável. Porém, nem todas as empresas listadas na bolsa distribuem proventos com a mesma frequência e regularidade. E é aí que os dividendos sintéticos pode ser uma alternativa para rentabilizar a carteira de ações.

A estratégia envolve a utilização de derivativos – mais especificamente, opções – e, portanto, requer certo conhecimento e experiência por parte do investidor. Se você está em busca de informações para diversificar seus investimentos, ou se simplesmente se interessa pelo mercado de capitais e deseja aprender, continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

O que são dividendos sintéticos?

Dividendo sintético é uma estratégia que permite gerar renda passiva, assim como acontece com os dividendos que as companhias pagam periodicamente. A diferença é que, nesse mecanismo, os proventos não vêm da distribuição de lucros, mas de uma operação feita com opções, também conhecida como venda coberta ou lançamento coberto.

Para entender a lógica da operação, antes é preciso saber o que são e como funcionam as opções, conforme veremos a seguir.

Opções

Opções são instrumentos financeiros que dão ao seu titular o direito de negociar determinado ativo em uma data no futuro e por um preço previamente acordado. Elas não são o ativo em sim, somente representam o direito de comprar ou vender o ativo do qual elas derivam – por isso, elas são um derivativo.

Um contrato de opção tem duas partes envolvidas: a compradora e a vendedora, e as opções podem ser de compra (call) ou de venda (put).

Na opção de compra, o investidor garante o direito de comprar um ativo no futuro, definindo o preço no momento da contratação da operação. Suponha que esse investidor esteja interessado em uma ação, e que acredite que ela estará mais cara daqui a 60 dias. Ao adquirir uma call, ele garante o direito de comprá-la por um preço abaixo do que imagina que ela esteja custando em 60 dias. Se isso acontecer, ele lucrará com a diferença entre o preço da ação no mercado e o que ele irá pagar.

Já a opção de venda funciona exatamente ao contrário. Imagine que esse mesmo investidor tenha ações de estão caindo de preço, e ele acha que essa queda continuará ainda por um bom tempo. Como não dá para ter certeza de que isso acontecerá, em vez de vender imediatamente o título, ele pode adquirir uma put dessa ação. Se ela estiver valendo menos do que o preço de exercício, ele lucrará com a venda no futuro.

Resumidamente, é essa a lógica do funcionamento das opções. Porém, essas operações são sofisticadas e é preciso entender diversas peculiaridades para poder realizá-las com segurança. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos os links abaixo:

Derivativos: o que são, para que servem e como utilizar?

Opções: conheça essa forma de investir na bolsa de valores

Como funcionam os dividendos sintéticos?

Como vimos inicialmente, os dividendos sintéticos resultam de uma operação com opções chamada de venda coberta.

Na venda coberta, o investidor lança uma opção de compra sobre uma ação que possui na carteira, com o objetivo de lucrar com o prêmio pago por essa call. Se, no vencimento da opção, o comprador resolver exercê-la, o vendedor terá que vender a ação, mas continuará com o valor do prêmio pago. Caso o comprador não a exerça, quem lançou a call permanece com o título e ainda lucra com o valor recebido pelo prêmio.

O valor do prêmio que o lançador da call recebeu é justamente o dividendo sintético da operação. Ou seja, é uma espécie de “provento” recebido de forma não convencional, pois não veio da distribuição de lucros da empresa e nem do aluguel das ações, por exemplo.

Exemplo

Para entender melhor, vejamos um exemplo prático do dividendo sintético.

Imagine que você tenha ações da empresa “X”, e que essa empresa pague dividendos anualmente. Você deseja ter previsibilidade em relação ao valor que receberá, e não quer esperar pelo calendário de pagamento de dividendos.

Nesse caso, para garantir uma entrada de caixa, pode estruturar uma venda coberta de opções de compra dessa empresa, pois as ações já estão na sua carteira. Ao receber o valor do prêmio, você fica obrigado a vender as ações da empresa “X” ao comprador da opção, se ele optar pelo exercício da opção.

Se, no dia do vencimento da call, a cotação do título estiver acima do preço combinado, o comprador da opção exercerá o direito, pagando menos pela ação do que ela vale no mercado. Nessa situação, você pode adquirir novamente a ação e montar uma nova operação, para criar um fluxo financeiro recorrente, semelhante ao dos dividendos.

Por outro lado, se a cotação estiver abaixo, não haverá nenhuma vantagem no exercício da opção. Dessa forma, você permanecerá com o título na sua carteira, e ainda terá lucrado com o valor do prêmio da opção.

Vantagens e riscos dos dividendos sintéticos

A primeira vantagem desse tipo de operação é a previsibilidade do fluxo financeiro, uma vez que o valor e a data de pagamento não dependem dos resultados nem do cronograma da empresa. Mesmo que a companhia não distribua proventos, os dividendos sintéticos estão garantidos.

Além disso, em momentos de volatilidade do mercado, as operações com opções podem trazer bons resultados. Trata-se de mais uma forma de rentabilizar a carteira de ações.

Por outro lado, existe a possibilidade de que o preço do título suba significativamente até o exercício da opção. Nessa situação, o lançador da call deixará de aproveitar o ganho potencial da ação, pois terá que vendê-la ao comprador da opção.

Lembrando que a volatilidade é uma oportunidade de ganho e um risco ao mesmo tempo. Por isso, é recomendável sempre bastante experiência e conhecimento técnico para operar nesse mercado.

Dividendos sintéticos: vale a pena investir?

A estratégia é mais uma alternativa de diversificação ao alcance do investidor e que, sem dúvida, pode trazer ganhos interessantes. No entanto, há riscos e peculiaridades do mercado de derivativos que que precisam ser bem conhecidos e avaliados antes de se fazer operações desse tipo.

Aqui na Terra Investimentos, você conta com uma equipe especializada e experiente no mercado de capitais, que pode lhe ajudar a traçar a melhor estratégia para a sua carteira! Inclusive, nossa carteira de dividendos é uma excelente alternativa para quem busca um fluxo financeiro recorrente nos investimentos.

Vamos te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados