Ações de crescimento, geração de valor e dividendos: como funciona o investimento em cada caso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem mostra investidora ao fundo e gráfico de setas que mostra ações de crescimento
Imagem mostra investidora ao fundo e gráfico de setas que mostra ações de crescimento

No mercado de capitais, existem diferentes formas de investir em ações, sendo que uma ou outra será mais adequada a depender de cada objetivo. Para escolher entre tantas opções, um dos pontos importantes é saber identificar quais são as ações de crescimento, de geração de valor e pagadoras de dividendos. Ao fazer isso, o investidor consegue entender onde estão as oportunidades se mais se encaixam na sua estratégia.

Neste conteúdo, explicaremos quais são essas ações, e o que esperar do investimento em cada uma delas. Para isso, contamos com o auxílio de Luis Novaes, analista da Terra Investimentos. Continue a leitura a seguir, e entenda as peculiaridades de cada categoria

O que são ações de crescimento?

As ações de crescimento (ou growth stocks) são aquelas relacionadas a negócios que podem alcançar um bom crescimento em um prazo não muito distante. Aqui, entram as small caps que atuam em setores aquecidos da economia, com demanda crescente por seus produtos e serviços. Alguns exemplos são empresas de tecnologia, e-commerce, mercado pet ou qualquer outra que tenha negócios voltados a inovações.

Pelo fato de ainda não terem alcançado a maturidade e de atuarem em setores que estão se desenvolvendo, essas empresas precisam reinvestir constantemente na atividade. Isso acaba reduzindo a sua capacidade de pagar dividendos, até que esses projetos comecem a dar resultados.

É claro que não há nenhuma garantia de que as ações de crescimento alcancem os resultados planejados, justamente porque muitos eventos da economia podem afetar o desempenho desses setores. No entanto, quando tudo corre bem, esses títulos podem proporcionar expressivos ganhos.

Investimentos em ações de crescimento

O que define o valor das ações de crescimento é a expectativa que se tem em relação aos seus resultados no futuro. Por isso, esses títulos são considerados os mais arriscados do mercado.

“Caso as projeções se concretizem, o ganho de capital será significativo, mas de modo contrário, a empresa provavelmente não terá ativos relevantes para compensar as perdas dos acionistas. Esse tipo de investimento se destaca em momentos de expansão, quando a economia está aquecida, o crédito mais barato, e há mais adesão ao risco por parte dos investidores”, avalia Novaes.

O que são ações de geração de valor?

Por sua vez, as ações de geração de valor (ou ações de valor) são aquelas negociadas abaixo do preço que o mercado considera justo. Quando o investidor encontra esses títulos, tem chances de obter uma boa rentabilidade com uma valorização futura.

Normalmente, quem investe em ações de valor pode esperar ganhos mais previsíveis e constantes ao longo dos anos, sem os altos e baixos das ações de crescimento. Porém, é preciso entender que nem toda ação barata é um bom negócio, pois a valorização do título dependerá dos fundamentos da empresa. Se estiverem saudáveis, podemos esperar um bom desempenho no futuro. Mas se a situação financeira estiver frágil, ou se existirem problemas de governança ou de qualquer outra ordem, isso impactará os resultados ao longo do tempo e se refletirá negativamente no preço das ações.

O value investing é uma estratégia muito utilizada por quem está à procura de boas ações descontadas para investir. Foco no longo prazo e preços acessíveis são os principais pilares dessa metodologia, que se notabilizou ao ser adotada por megainvestidores, como Warren Buffett. Saiba mais no link abaixo:

Investimentos em ações de valor

Segundo Novaes, as empresas de valor podem ser consideradas o investimento mais seguro entre as ações. Isso porque, diante de uma situação econômica adversa, espera-se que o seu desempenho não seja muito afetado, devido à posição consolidada no mercado e economia de escala.

“Os melhores momentos para se investir em valor seria diante um pessimismo generalizado no mercado, pois essas empresas não tendem a sofrer tanto e podem se valorizar numa retomada econômica”, explica o analista.

Quais são as ações que pagam dividendos?

Por vezes, as empresas de valor são confundidas com as empresas pagadoras de dividendos, considerando que apenas aquelas em estágio avançado de maturidade possuem capacidade para distribuir proventos a seus acionistas. Mas além de serem empresas já evoluídas, as pagadoras de dividendos se caracterizam por terem uma política clara sobre a distribuição de dividendos e por atuarem em segmento com receitas e custos estáveis. Alguns exemplos são os setores de energia elétrica, telecomunicações e saneamento, e algumas empresas de commodities, quando são grandes o suficiente para trabalhar com margens amplas e baixo gasto de capital.

Investimentos em ações de dividendos

Para o analista da Terra, o investimento em valor e dividendos tem se provado mais eficiente para a construção de patrimônio ao longo dos anos. No entretanto, os ganhos significativos em um curto espaço de tempo só são possíveis com investimento em empresas de crescimento, tomando-se o risco para si.

Além disso, é muito difícil que uma empresa mantenha crescimento acima da média por muito tempo. Ou seja, chega um momento em que essa velocidade vai desacelerar, o que não é um problema, pois o investidor pode encontrar empresas maduras por um bom preço.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados