Existem diferentes estratégias para quem deseja investir em ações. Por exemplo, com o value investing, o investidor consegue encontrar bons títulos que estejam descontados. Já para quem deseja resultados no curto prazo, o day trade e swing trade são uma alternativa. E, se o objetivo for renda passiva com investimentos, deve-se montar uma carteira para receber dividendos de ações.
Os dividendos são parte do lucro de uma empresa que ela distribui aos seus acionistas. De acordo com a legislação brasileira, todas as companhias são obrigadas a destinar um percentual do resultado do exercício aos seus investidores. Mas como isso funciona? Será que todas as empresas pagam dividendos? E como montar uma carteira para receber periodicamente esses valores? Se você está pensando no assunto e tem dúvidas, continue a leitura e saiba como escolher ações que pagam dividendos!
Dividendos de ações: quais são as empresas que mais pagam?
Segundo a Lei das S/A (Lei 6.404/76), toda companhia que tem lucro deve distribuir parte desses recursos aos acionistas. Embora não haja um valor fixo definido pela lei, normalmente o percentual que a maioria das empresas pratica é de 25% sobre o resultado líquido do exercício.
No entanto, nem todas distribuem lucro com a mesma frequência e nos mesmos valores. Isso porque algumas companhias possuem operações mais consolidadas e atuam em segmentos mais tradicionais da economia. Dessa forma, conseguem gerar resultados positivos com mais regularidade. Ao passo que outras ainda são iniciantes ou atuam em setores mais novos. Nesse caso, a operação demanda mais investimentos e, muitas vezes, não sobram recursos para serem distribuídos aos investidores.
Teoricamente, para receber dividendos de ações, é melhor priorizar empresas de setores mais consolidados. Nesse sentido, alguns exemplos são telecomunicações, infraestrutura, consumo não-cíclico, bancos, entre outros.
Mas atenção: o fato de uma empresa não pagar dividendos não é, necessariamente, algo ruim para a sua carteira. Algumas small caps, por exemplo, atuam em setores muito promissores. Dessa forma, seus títulos podem se valorizar muito no futuro. Por isso, mesmo que o seu foco seja receber dividendos de ações, você deve utilizar outros indicadores da análise fundamentalista para escolher as melhores empresas.
Dicas para receber dividendos de ações
Agora que entendemos quais empresas distribuem mais dividendos, é hora de saber como escolhê-las. Acompanhe a seguir as nossas cinco dicas:
Dê prioridade a ações preferenciais
As ações preferenciais (PN) são aquelas que possuem o dígito 4 depois das quatro letras que representam a empresa. Por exemplo, PETR4 é o ticker da ação preferencial da Petrobras.
Esse tipo de ação garante ao investidor o recebimento de dividendos fixos permanentes. Além disso, a lei garante que esses proventos sejam, no mínimo, 10% superiores do que os pagos às ações ordinárias (ON). Logo, se o foco é receber dividendos de ações, é mais vantajoso ter títulos PN na carteira.
Analise o payout e o dividend yield
Payout e dividend yield (DY) são indicadores que ajudam o investidor a entender se uma empresa é boa pagadora de dividendos.
No caso do payout, ele mostrará qual a política de dividendos da companhia. Ou seja, o quanto do seu resultado em determinado período ela distribui ao acionista. Para chegar ao indicador, utilizamos a seguinte fórmula:
Dividend Payout = (dividendos totais/lucro líquido) x 100
Por exemplo, se o payout de uma empresa foi de 20%, significa que esse foi o percentual do resultado que ela distribuiu aos acionistas nos últimos 12 meses.
Já o dividend yield mostra o quanto uma ação paga de dividendos a um investidor, de forma proporcional à quantidade de títulos que ele possui.
Para saber o dividend yield de uma ação, basta aplicar a seguinte fórmula:
DY = (total de dividendos pagos em 12 meses/preço da ação) x 100
Considerando aspectos diferentes, ambos os indicadores podem mostrar o potencial de dividendos de ações.
Lembrando que esses indicadores podem ser afetados caso a empresa faça recompra de ações. Esse é outro fator importante a se observar na hora de analisar o payout e o dividend yield.
Entenda a política de distribuição de dividendos da empresa
Outro ponto importante a analisar para receber dividendos de ações é saber como a empresa realiza a sua distribuição. Nesse sentido, todas as empresas de capital aberto possuem em seu site uma área de Relações com Investidores (RI). Normalmente, é lá que você pode buscar essa informação.
Busque informações sobre projetos de investimentos da empresa
Quando uma companhia possui projetos como ampliação das instalações, desenvolvimentos de novos produtos, ou mesmo a compra de outras empresas, normalmente isso demanda um investimento relevante. Dessa forma, em períodos como esses, é natural que ocorra uma redução na distribuição de seus resultados. Logo, para que você consiga projetar os dividendos de ações que receberá, é interessante saber sobre os planos da empresa.
Conheça o calendário dos dividendos de ações
Quando se investe com foco em dividendos, é interessante montar um fluxo financeiro de forma a receber proventos no maior número possível de meses. Para isso, é preciso saber em que períodos as empresas distribuem os lucros. Essa informação você consegue obter no calendário de distribuição de dividendos das companhias.
Dá para viver de dividendos?
Seguindo todos os passos acima, e naturalmente não esquecendo de diversificar a carteira adequadamente, dá sim para viver de dividendos.
Porém, salvo que já exista um grande patrimônio, quem tem o objetivo de receber dividendos de ações e fazer disso a sua única fonte de renda, precisa saber que isso só acontecerá no longo prazo. Portanto, é necessário foco, disciplina e bastante paciência para que o poder dos juros compostos atuem sobre o investimento.
Além disso, para ter bons resultados no mercado acionário, é preciso acompanhar constantemente os movimentos da economia. Quem já opera nesse mercado sabe que, a todo instante, variáveis como inflação, taxa de juros, PIB, nível de empregos e cenário externo mexem com o desempenho das ações e de outros ativos de renda variável. Por isso, ao acompanhar o mercado, você saberá se a sua carteira continua em linha com a sua estratégia inicial, ou se é preciso fazer um rebalanceamento de tempos em tempos.
Carteira recomendada de dividendos
A carteira recomendada de dividendos da Terra Investimentos é uma forma prática de investir para receber dividendos de ações. Todos os meses, nossos especialistas divulgam cinco carteiras recomendadas que ficam vigentes durante todo o mês, e uma delas tem foco em empresas sólidas, com boas perspectivas de crescimento e que pagam bons dividendos.