BB Seguridade (BBSE3): saiba mais sobre uma das maiores seguradoras do Brasil

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra logo da BB Seguridade (BBSE3)
Imagem mostra logo da BB Seguridade (BBSE3)

Em tempos de juros altos, o setor de seguros costuma ser um dos mais beneficiados da bolsa de valores. Entre as empresas desse segmento, a BB Seguridade (BBSE3) tem sido uma das preferidas dos investidores, especialmente quando o assunto é o recebimento de dividendos.

Com a retomada pós-pandemia, o setor de seguros segue crescendo no Brasil. De acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), de janeiro a novembro de 2022, o segmento arrecadou R$ 321,05 bilhões, um crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período de 2021. Nesse cenário, a linha de negócio rural se destacou – segmento de forte atuação da BBSE3 – com aumento de 40% na arrecadação de prêmios no acumulado do ano em comparação a 2021.

Neste conteúdo, você conhecerá a BB Seguridade, sua estrutura, principais diferenciais competitivos e perspectivas para o negócio, segundo análise dos números do 4° trimestre de 2022 pela Terra Investimentos Continue a leitura e saiba mais sobre uma das maiores seguradoras do país.

Quem é a BB Seguridade (BBSE3?)

A BB Seguridade (BBSE3) é uma subsidiária integral do Banco do Brasil. A companhia foi criada em 2012, em virtude do processo de reorganização das áreas de seguros, capitalização e previdência aberta realizado pelo banco entre 2008 e 2011.

O modelo de negócios da BBSE3 tem foco em parcerias, fusões e aquisições no setor de seguros. Atualmente, a estrutura da empresa possui seis principais frentes de atuação:

  • Brasilseg: teve origem em 2010 com a parceria firmada entre BB Seguros e o Grupo MAPFRE. Com a saída da MAPFRE do conglomerado, a parceria foi reestruturada em 2018. Hoje a Brasilseg tem foco em seguros de vida, prestamista, rural, residencial e massificados. Já nos seguros de automóveis e grandes riscos, anteriormente operados pela MAPFRE, manteve somente a distribuição por meio da corretora, sem participação no risco.
  • – Brasilprev: braço da BB Seguridade que opera no segmento de previdência aberta em parceria com a Principal Financial Group. Essa parceria foi renovada em 2009, pelo prazo de 23 anos.
  • – Brasilcap: planos de capitalização, em parceria com a Icatu e Aliança da Bahia.
  • – Brasildental: planos dentários privados e assistência odontológica, em parceria com a Odontoprev, iniciada em 2014.
  • – CiClic Corretora: distribuição de planos de previdência privada, seguros e empréstimos por meio de canais digitais, em parceria com a Principal Financial Group.

Vale a pena investir na BBSE3?

Como já era esperado pelo mercado, a BB Seguridade entregou mais um bom resultado. Isso porque todos os segmentos da seguradora tiveram influência positiva sobre o desempenho do 4° trimestre de 2022.

A Brasilseg – principal negócio da seguradora – foi quem mais contribui para o bom desempenho do ano, contando com um índice de sinistralidade ainda menor em relação aos trimestres anteriores. Basicamente, a melhora do indicador se deve à redução de reivindicações do setor agrícola e ao menor número de casos de mortes relacionadas à Covid-19.

“A BB Corretora também demonstrou evolução, tanto em rentabilidade quanto em lucratividade, o que impulsionou o resultado da controladora”, observa Luis Novaes, analista da Terra Investimentos. Nesse sentido, os resultados foram favorecidos pela Selic alta, o que ajudou a seguradora a alcançar seu melhor resultado na história.

Junto dos números do 4T22, a BB Seguridade também divulgou seu guidance para 2023, indicando mais um ano de crescimento, apesar da desaceleração da economia. Segundo Novaes, as perspectivas são factíveis, tendo em vista os resultados significativamente positivos de 2022. 

Destaque no pagamento de dividendos

Ao contrário do que acontece com muitos setores da economia, os juros altos acabam sendo benéficos para as empresas de seguros, principalmente quando elas têm um bom excedente de caixa.

Para que possam honrar os prêmios no caso de sinistros, essas companhias precisam manter os seus recursos em aplicações de alta liquidez, ou seja, indexadas ao CDI e Selic. Isso significa que, até que o seguro seja acionado, o dinheiro fica rendendo juros nessas aplicações.

Por isso, juros elevados costumam alavancar os resultados financeiros dessas empresas. Com resultados mais expressivos, a distribuição de dividendos dessas empresas também tende a ser maior em momentos de juros mais altos.

Perspectivas para a BB Seguridade

Para Novaes, as perspectivas para a companhia continuam positivas para 2023. Segundo o analista, o guidance estabelecido pode ser visto como conservador, tendo em vista que não há uma tendência negativa sobre o índice de sinistralidade que pudesse prejudicar os resultados da Brasilseg. Além disso, a estabilidade dos juros em patamares altos deve seguir favorecendo os resultados financeiros.

“Devido à expressiva valorização nos últimos meses, vemos como limitado o potencial de ganhos com o capital investido. Porém, a companhia deve permanecer como uma das melhores escolhas defensivas da bolsa durante o atual período de instabilidade econômica”, avalia.

Pontos fortes da BBSE3

  • – escolha defensiva em um momento de incerteza econômica;
  • – menos suscetível ao risco político, apesar de ser estatal;
  • – grande representatividade no segmento de seguros, especialmente no agronegócio;
  • – grande potencial de pagamento de dividendos;
  • – canais de distribuição garantidos por meio do Banco do Brasil.

Pontos fracos da BBSE3

  • – exposição a eventos de baixa probabilidade e alto impacto, como climáticos, pandemias e outros;
  • – sujeita a perda de receitas em ciclos de queda de juros, o que pode ocorrer em um futuro próximo, tendo em vista o elevado patamar atual da Selic.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados