Curadoria de investimentos: você sabe como isso funciona?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra curadoria de investimentos
Imagem mostra curadoria de investimentos

Provavelmente você já ouviu falar em curadoria de arte, certo? Esse é o trabalho do profissional que seleciona algumas das melhores e mais relevantes obras de arte para organizar e exibir uma mostra. Se pensarmos nesse conceito aplicado às finanças, a curadoria de investimentos tem exatamente esse papel. Ou seja, esse é um trabalho que visa auxiliar o cliente a escolher os melhores ativos para a carteira, de acordo com o perfil de investidor e objetivos financeiros.

Neste conteúdo, você saberá como funciona a curadoria de investimentos e entenderá como esse trabalho pode lhe ajudar a potencializar os ganhos da sua carteira. Acompanhe a leitura a seguir!

A importância de uma curadoria de investimentos

Nos últimos anos, as opções no mercado de renda variável aumentaram significativamente. Por exemplo, até o final de 2020, quando a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) popularizou o acesso aos BDRs e ETFs, esses investimentos eram bem menos conhecidos pelo público em geral. Por isso, independentemente do seu grau de conhecimento sobre o mercado financeiro, é sempre importante contar com a orientação de um profissional da área.

Algumas das principais vantagens que uma curadoria de investimentos pode lhe oferecer são as seguintes:

Diversificação adequada e na medida certa

Diversificar a carteira não é simplesmente adquirir vários investimentos de forma aleatória. Afinal, não adianta nada sair comprando títulos sem ter um direcionamento para o seu planejamento financeiro. Caso contrário, o que você terá é uma carteira com ativos desconexos e difícil de fazer a gestão dos resultados.

É justamente aí que começa o trabalho do profissional responsável pela curadoria de investimentos. Nesse sentido, ele montará junto com você uma estratégia de alocação de ativos que esteja em linha com os seus objetivos financeiros.

Gestão de risco

A orientação de um bom especialista ajuda a mitigar os riscos da carteira. Isso porque esses profissionais estão o tempo todo em contato com tudo o que acontece no mercado. Dessa forma, conseguem identificar rapidamente fatores macroeconômicos que possam influenciar negativamente no desempenho dos investimentos. Com isso, você consegue alterar a sua estratégia de investimentos (se for o caso) para evitar perdas.

Qualidade de vida

Mesmo que você conheça razoavelmente bem os investimentos, acompanhar o mercado financeiro é algo que dá trabalho. Afinal, existem variáveis econômicas locais e internacionais que mexem com a bolsa e com os investimentos de renda fixa.

Por isso, ao contar com uma curadoria de investimentos, você tira essa responsabilidade dos seus ombros. Isso significa mais tempo livre para fazer o que desejar.

Passo a passo de uma curadoria de investimentos

Como vimos, a curadoria de investimentos poupa o cliente do trabalho de escolher sozinho os investimentos. Nesse sentido, o objetivo é justamente evitar que ele corra determinados riscos por conta própria, pois quem fará o acompanhamento desses ativos é o curador da carteira.

Para que possa estruturar a carteira, o profissional que presta esse serviço precisa ter um amplo conhecimento sobre os ativos financeiros. Além disso, é necessário também conhecer o perfil do cliente e as suas expectativas financeiras.

Dessa forma, podemos dizer que uma curadoria de investimentos segue as seguintes etapas:

1 – Mapeamento do perfil de investidor

O ponto de partida para a escolha dos ativos é determinar o grau de tolerância ao risco do investidor. A partir daí, a curadoria consegue definir as classes mais adequadas e distribuir a expectativa de rendimento ao longo do tempo, de acordo com os objetivos financeiros de cada um.

2 – Alocação dos ativos

Definido o perfil e as classes de ativos, é hora de escolher as modalidades de acordo com a proporção que cada uma representará na carteira. Lembrando que o objetivo é sempre buscar o melhor retorno associado ao menor risco. Aqui, mais uma vez destacamos a importância de profissionais experientes e qualificados para desempenhar esse papel.

3 – Acompanhamento

Depois da escolha dos ativos e da definição da estratégia de alocação, é preciso acompanhar os resultados da carteira. Como vimos, diversos fatores econômicos mexem com os investimentos, e, muitas vezes, esses acontecimentos nos pegam de surpresa. Por exemplo, se você investiu em determinada ação e ela tem perdido valor por algum motivo, pode ser a hora de fazer um rebalanceamento da carteira. Nesse sentido, a curadoria lhe dá todo o apoio necessário para readequar o portfólio de acordo com o momento do mercado.

E como escolher uma curadoria de investimentos?

Dependendo do tipo de assessoria prestada, esses profissionais precisarão de certificações do mercado financeiro específicas para cada caso.

No entanto, para prestar uma boa orientação e identificar a estratégia mais adequada, não basta somente ter essas certificações. Além disso, existem outras habilidades importantes necessárias em uma assessoria de investimentos – as chamadas soft skils, ou socioemocionais.

Por exemplo, existem muitos jargões no mercado financeiro, o que acaba inibindo muitos investidores menos experientes. Nesse sentido, uma das habilidades importantes do curador de investimentos é justamente a facilidade de comunicação. Ou seja, faz parte de seu trabalho traduzir a linguagem técnica das finanças, de forma que qualquer um se sinta confortável para falar sobre investimentos.

Outro ponto muito importante na curadoria de investimentos é a flexibilidade do profissional que prestará esse serviço. Isso porque, ao longo da vida, podem mudar os objetivos financeiros e, até mesmo, o perfil de investidor. Se isso acontecer, o cliente precisará de suporte para readequar a sua estratégia de investimentos. Dessa forma, a curadoria deve estar pronta para ajudá-lo a redefinir a rota assim que necessário.

Além dos atributos técnicos indispensáveis, a equipe da Terra possui as habilidades interpessoais necessárias para prestar uma excelente curadoria de investimentos. Nesse sentido, nossos profissionais possuem ampla experiência e sempre estão atentos a quaisquer modificações que você possa necessitar no seu planejamento financeiro.

ACESSE NOSSA PLANILHA DE TÍTULOS DE RENDA FIXA


Convidamos você a baixar nosso exclusivo “Guia de Renda Fixa”, uma planilha completa que reúne todos os CDBs, LCIs, LCAs e LFs disponíveis no mercado, abrangendo uma variedade de estratégias de investimento, incluindo pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Essa ferramenta valiosa ajudará você a entender e comparar as diferentes opções de investimento em renda fixa, permitindo que faça escolhas mais informadas e alinhadas aos seus objetivos financeiros. Não perca esta oportunidade de aprimorar suas habilidades de investimento e expandir seu conhecimento em renda fixa. Baixe nosso “Guia de Renda Fixa” agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados