4 motivos para você investir no Tesouro IPCA+

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra reais e como investir no Tesouro IPCA+
Imagem mostra reais e como investir no Tesouro IPCA+

Aqui no blog, já falamos algumas vezes sobre investir no Tesouro Direto, como vantagens, perguntas frequentes sobre a aplicação, entre outros assuntos relacionados. Dessa vez, nosso objetivo é mostrar a importância de investir no Tesouro IPCA+, um dos títulos públicos federais destinados a objetivos de longo prazo.

Ao contrário do que muitos pensam, o Tesouro Direto não é só para perfis conservadores ou investidores iniciantes. Para cada prazo e propósito de investimento, existe um ou outro título mais apropriado que pode perfeitamente fazer parte da carteira de qualquer pessoa. Continue a leitura para conhecer melhor o Tesouro IPCA+ e descobrir em que momentos ele é uma boa opção.

4 erros no Tesouro Direto que você NÃO pode cometer!

Botão WhatsApp

O que é o Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ é um dos títulos híbridos do Tesouro Direto – ao lado do Tesouro RendA+ e do Tesouro Educa+. Isso significa que parte de sua remuneração é dada por uma taxa fixa anual e a outra parte é atrelada ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o índice da inflação oficial do Brasil.

Ao investir no Tesouro IPCA+, você pode optar por duas formas de receber os rendimentos: junto com o principal no vencimento, ou a cada seis meses durante o prazo em que os recursos estiverem aplicados. Esse investimento é próprio para o longo prazo, com vencimentos entre 6 e 30 anos aproximadamente.

4 motivos para investir no Tesouro IPCA+

Como vimos, esse investimento pode (e deve) estar na carteira de qualquer tipo de investidor, pelos seguintes motivos:

1 – Segurança

Os títulos do Tesouro Direto são considerados os investimentos mais seguros do mercado. Apesar de não contarem com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), quem os garante é o próprio emitente, ou seja, o governo federal. Em uma situação extrema de crise ou calamidade nacional, os cofres públicos costumam ser os últimos afetados, depois de empresas e bancos.

2 – Proteção contra a inflação

A parte pós-fixada da remuneração do Tesouro IPCA+ acompanha o principal índice inflacionário do Brasil. Ou seja, se a inflação do ano dispara, você tem garantida a evolução do IPCA no período e protege o seu dinheiro da desvalorização causada pela alta dos preços.

Em períodos de inflação baixa, os rendimentos do Tesouro IPCA+ (e de outros títulos atrelados ao indicador) também reduzem, sendo que alguns deles acabam rendendo menos do que a Selic e o CDI. No entanto, quando olhamos para o longo prazo, é sempre importante ter investimentos que assegurem um ganho acima da inflação. A proporção desses títulos é que pode variar ao longo do tempo, dependendo de como se mostra o cenário econômico em cada momento.

3 – Acessibilidade

Dependendo do título, os valores iniciais para investir no Tesouro IPCA+ ficam entre R$ 30 e pouco menos de R$ 50 em média. Além disso, a maioria das instituições financeiras não cobra taxa de administração para esses títulos, e a taxa de custódia cobrada pela B3 é de 0,20% ao ano sobre o valor total do investimento (acrescido dos juros), dividido em duas cobranças semestrais de 0,10% cada.

Ou seja, valores iniciais acessíveis e taxas baixas fazem com que o investimento seja bastante acessível ao público em geral.

Taxas do Tesouro Direto: conheça os custos desse investimento

4 – Possibilidade de receber renda passiva

Como vimos, um dos tipos de Tesouro IPCA+ oferece a possibilidade de receber rendimentos semestrais durante a vigência da aplicação. Essa é uma das alternativas para quem deseja receber renda passiva nos investimentos, ou seja, ver o dinheiro entrando na conta de tempos em tempos.

No entanto, é preciso entender que receber juros semestrais do Tesouro Direto acaba reduzindo o valor total do investimento no momento do resgate. Com o montante reduzido de tempos em tempos, os juros incidirão sobre um valor menor, o que faz com que o efeito multiplicador dos juros compostos também seja reduzido. Logo, essa forma de investimento é mais indicada para quem já passou da fase de construção do patrimônio e procura por um reforço de caixa periódico.

É importante também lembrar que, no início da aplicação, os juros compostos têm um efeito mais lento sobre o capital, pois conforme o tempo passa, aumenta a velocidade dos ganhos. Por isso, para quem está começando a investir e realiza aportes mais baixos, é mais vantajoso resgatar todo o patrimônio de uma vez só.

Cuidados ao investir no Tesouro IPCA+

Já falamos sobre isso, mas é sempre bom relembrar: para investir no Tesouro IPCA+, o objetivo deve contemplar o longo prazo, pois esse não é um investimento de liquidez diária. Em outras palavras, para que o investimento traga a rentabilidade desejada, quem adquire esse título deve estar seguro de que não precisará dos recursos antes do vencimento.

Não que seja impossível resgatar o título antecipadamente. Mas se isso for necessário, o Tesouro Nacional fará a recompra pelo valor de mercado no dia da negociação. Nesse caso, o valor do título poderá ser diferente do que foi acordado quando o investidor o adquiriu. Na pior das hipóteses, pode ser que o mercado esteja pagando menos pelo título, e, se isso acontecer, haverá o efeito negativo da marcação a mercado sobre o investimento.

E como investir no Tesouro Direto?

O primeiro passo para investir no Tesouro Direto é abrir conta em uma corretora. Mas é importante que você escolha uma instituição que não tenha taxa de corretagem no Tesouro Direto, como a Terra Investimentos. Caso contrário, estará sacrificando a rentabilidade da sua aplicação.

Escolhida a corretora, é hora de acessar o site do Tesouro Direto para cadastrar os seus dados. Assim que você concluir esse processo, receberá um e-mail com uma senha provisória para que faça o primeiro acesso à área da plataforma do Tesouro Direto restrita aos investidores. Ao utilizar essa senha pela primeira vez, você deverá trocá-la imediatamente.

Pelo aplicativo da corretora, você pode visualizar todos os títulos do programa que estão em negociação. No link abaixo, mostramos como essas informações aparecem no aplicativo da Terra Investimentos. Clique e confira mais detalhes sobre o passo a passo:

Confira o passo a passo para investir no Tesouro Direto

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados