3 motivos para você investir em LCI e LCA

Tempo de leitura: 4 minutos

Investir em LCI e LCA
Investir em LCI e LCA

Se você está à procura de diversificação na renda fixa, saiba que uma boa alternativa é investir em LCI e LCA. A exemplo dos conhecidos CDBs, as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs) são títulos emitidos por instituições financeiras para captação de recursos.

Ou seja, na prática, quando você adquire uma LCI ou LCA, está emprestando dinheiro a um banco em troca de uma remuneração previamente acordada. Porém, no caso desses títulos, os recursos captados têm uma destinação específica: as LCIs financiam operações do mercado imobiliário das instituições financeiras, e as LCAs, projetos e produtores ligados ao agronegócio.

Neste conteúdo, mostraremos três bons motivos para você incluir as letras de crédito na sua carteira. Continue a leitura e confira!

CDB ou LCI: qual a melhor escolha?

Como escolher um título de renda fixa? Saiba o que avaliar

Botão WhatsApp

Por que investir em LCI e LCA?

Basicamente, as principais razões para investir nesses títulos têm a ver com segurança, versatilidade e rentabilidade, conforme veremos a seguir.

1 – LCIs e LCAs estão entre os investimentos mais seguros do mercado

Sim, ao lado do Tesouro Direto e de outros títulos de renda fixa, as LCIs e LCAs fazem parte dos investimentos mais seguros do mercado financeiro, pois elas contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Na prática, trata-se de um seguro para o investidor no caso de falência, intervenção ou outros problemas que uma instituição financeira venha a sofrer.

Quando o Banco Central decreta a liquidação ou intervenção em uma instituição financeira, o FGC pode ser acionado pelos clientes que possuem títulos desses emitentes. Nesse caso, o fundo garante a cada investidor o ressarcimento até R$ 250 mil por CPF e emissor, limitado a R$ 1 milhão.

É importante entender que nem todos os títulos de renda fixa contam com a proteção do FGC. Por conta dessa garantia, as LCIs e LCAs costumam estar na carteira dos perfis mais conservadores. Mas isso não significa que não possam fazer parte do portfólio dos mais arrojados. Ao contrário, não só podem como devem, pela versatilidade e rentabilidade atrativa, conforme veremos nos próximos tópicos.

2 – LCIs e LCAs são adequadas para qualquer momento da economia

Quanto aos rendimentos, as LCIs e LCAs podem ser pós-fixadas, prefixadas ou híbridas (ou mistas). Na renda fixa, dependendo do momento da economia, haverá uma ou outra forma de remuneração mais interessante para o investidor.

Quando os juros estão subindo ou estáveis em patamares altos (sem perspectiva de queda), os títulos pós-fixados se tornam mais interessantes. Isso porque eles acompanham a trajetória da Selic que, por sua vez, anda lado a lado com o CDI.

Ou seja, com Selic e CDI em alta, a remuneração dos títulos pós fixados se torna mais atrativa. Por outro lado, em cenários de juros em queda, optar pelos prefixados garante uma remuneração mais alta.

E há também os títulos híbridos, que possuem parte da taxa prefixada e outra parte normalmente vinculada ao IPCA, o índice que mede a inflação oficial do Brasil. Em uma carteira de longo prazo, esses títulos são especialmente importantes, pois protegem o dinheiro contra a perda de valor causada pela inflação ao longo dos anos.

5 investimentos para proteger o seu dinheiro da inflação

Taxa Selic e inflação: entenda a relação entre ambas

3 – Os rendimentos das LCIs e LCAs são isentos de Imposto de Renda

Por fim – mas não menos importante – não há incidência de IR sobre os rendimentos das letras de crédito. Essa vantagem se justifica pelo fato de os setores imobiliário e do agronegócio, financiados por esses títulos, serem considerados estratégicos para o desenvolvimento do país.

Já outras modalidades da renda fixa sofrem a tributação de acordo com a tabela regressiva do IR, cuja alíquota máxima é de 22,5% sobre os ganhos e vai reduzindo com o passar do tempo do investimento, até chegar na mínima de 15%.

Isso faz com que, muitas vezes, uma LCI ou LCA com taxa nominal menor do que a de um CDB ou outro título seja mais interessante, pois não será descontado o IR sobre o rendimento.

Sempre é interessante investir em LCI e LCA?

Aqui, vai um alerta importante para quem está montando a reserva de emergência e precisa de liquidez diária na carteira.

Normalmente, as letras de crédito possuem carência mínima de 90 dias. Mas, de acordo com as condições do título (taxa, forma de remuneração ou alguma outra peculiaridade), essa carência pode ser maior ou, até mesmo, não existir em determinados casos.

Por isso, ao optar por uma LCI ou LCA, o ideal é que o investidor esteja seguro de que não precisará resgatar os recursos antecipadamente. Não que seja impossível fazê-lo; o que pode acontecer é que, dependendo das condições do mercado, os rendimentos sejam sacrificados devido à marcação a mercado. Em outras palavras, é possível que o investidor receba pelo título uma taxa inferior à que contratou no início da aplicação se não levá-lo até o vencimento.

A liquidez seria o único ponto de atenção quanto a investir em LCIs e LCAs. Quanto aos demais aspectos, como vimos, esses títulos podem ser uma excelente alternativa para quem está em busca de diversificação para a carteira!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados