Rebalanceamento de carteira: o que é e por que isso é importante

Tempo de leitura: 4 minutos

Investidora fazendo o rebalanceamento da carteira
Investidora fazendo o rebalanceamento da carteira

Uma boa seleção de ativos é fundamental para a rentabilidade de qualquer carteira de investimentos. No entanto, só isso não basta: para assegurar o sucesso de sua estratégia, é preciso fazer o rebalanceamento da carteira de tempos em tempos.

O rebalanceamento vai permitir que você mantenha o foco dos seus investimentos, ou mude a estratégia se isso for mais conveniente. Que tal saber agora como isso funciona? Continue aa leitura e descubra a seguir!

ENTRE NOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP!

O que é o rebalanceamento de carteira?

O rebalanceamento é uma técnica que permite manter as aplicações alinhadas à estratégia de investimento previamente definida. Sempre que necessário, são realizados ajustes levando em consideração o perfil do investidor e os seus objetivos financeiros.

Todo investidor tem algum objetivo ao montar uma carteira. Porém, conforme o tempo passa, pode ser que esses objetivos mudem. Ou ainda, pode ser que os ativos escolhidos não correspondam mais às expectativas iniciais. Quando alguma das duas coisas acontece (ou ambas), é chegado o momento de rebalancear a carteira.

Por exemplo, imagine que você montou uma carteira com 50% de ativos focados em renda fixa mais conservadora, com Tesouro Direto, CDB e LCA. A outra metade, você investiu em ações em ativos de renda variável – ações, fundos imobiliários, BDRs e ETFs.

Passado algum tempo, a taxa Selic aumentou bastante, e isso fez com que os ativos de renda fixa ficassem mais rentáveis. Nesse momento, para aproveitar essa oportunidade de ganho, pode ser interessante renunciar a algum ativo de renda variável. Dependendo da possibilidade de ganho, você definirá qual a proporção desses títulos sairá de sua carteira.

É claro que, para fazer essa escolha, é preciso avaliar bem o momento do mercado e a qualidade dos papeis. Além disso, deve-se levar em consideração o perfil de investidor e os objetivos dos investimentos. Seja como for, o rebalanceamento será sempre necessário para que você consiga aproveitar os melhores momentos do mercado e rentabilizar o patrimônio da melhor forma.

Em que momento deve ser feito o rebalanceamento da carteira?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando a carteira deve ser rebalanceada. Na verdade, não há uma resposta única para isso, pois a periodicidade dependerá do momento de mercado e da estratégia de investimento.

Por exemplo, há quem defina prazos fixos, como a cada semestre ou ano. Logo, nesses períodos, o investidor fará uma análise do momento atual de mercado e da performance dos seus ativos. Dessa forma, decidirá se permanece com todos ou se há necessidade de algum ajuste.

Há também quem faça o rebalanceamento considerando a participação de cada ativo no total da carteira. Por exemplo, imagine que os 50% de renda variável de sua carteira seja formado totalmente por ações. Agora suponha que, em determinado momento, uma ação que representa percentual expressivo da sua carteira suba acima da média geral. Para manter o equilíbrio do portfólio, esse pode ser um momento interessante para venda.

Ou seja, nesse caso, você venderia a ação que passou a representar mais do que você havia definido para o portfólio. Além disso, aproveitou a ocasião para realizar o lucro.

Benefícios que o rebalanceamento traz ao portfólio

Conheça agora os principais benefícios que essa técnica traz aos investimentos:

Diversificar a carteira e controlar de risco

Como vimos, o rebalanceamento de carteira permite identificar ativos que já não estão mais alinhados com a estratégia de investimento ou que passaram a representar mais do que o desejado no total. Quando isso acontece, é o momento de vendê-los ou substituí-los, para retomar o equilíbrio do portfólio.

Essa é uma forma de diversificar a carteira e, ao mesmo tempo, controlar o risco das aplicações.

Aproveitar boas oportunidades

Outro benefício que rebalancear periodicamente a carteira traz é conseguir identificar boas oportunidades no mercado.

Por exemplo, em momentos de juros em alta, a renda fixa acaba sendo mais atraente. Isso porque oferece boas chances de retorno com menos risco do que a renda variável.

Logo, com a Selic em alta, pode ser a hora de turbinar o percentual de renda fixa da carteira. No entanto, é preciso sempre acompanhar a evolução dos juros. Isso lhe permitirá calibrar os ativos de acordo com os movimentos das taxas.

Mas, se na sua carteira predominam ações, uma forma de aproveitar boas oportunidades é acompanhar setores da economia. Atualmente, vivemos um bom momento para commodities, por exemplo. Dessa forma, investir em empresas do setor pode trazer resultados bem interessantes. Sempre lembrando que investir em ações requer um perfil mais arrojado e com objetivos de longo prazo.

Evitar entrar ou sair de ativos em momentos inadequados

Quando você acompanha o mercado, as chances de que compre ou venda um ativo em momentos ruins acaba sendo menor. Nesse sentido, quanto mais informações você tiver sobre fatores macroeconômicos – como inflação, taxa de juros, câmbio, entre outros – mais seguro estará para tomar decisões de investimento assertivas.

Além disso, manter-se bem informado e entender os ciclos econômicos ajuda a controlar o nervosismo em momentos de queda na bolsa. Dessa forma, você evita movimentos precipitados, como vender uma ação que sofreu uma baixa mas que tem condições de se recuperar. Toda essa análise e acompanhamento faz parte da técnica de rebalanceamento da carteira.

Conte com a ajuda de profissionais para rebalancear a carteira

Até aqui, entendemos a importância e o que é preciso fazer para rebalancear a carteira. Porém, esse trabalho tem muito mais efetividade quando feito por profissionais especializados.

Na Terra Investimentos, contamos com uma assessoria qualificada e experiente, que pode lhe dar todo o suporte na seleção e acompanhamento de seus investimentos. Quer saber mais? Então, dê uma olhada no link abaixo e conheça as nossas carteiras recomendadas!

Carteiras recomendadas: o que são e quais as suas vantagens? (terrainvestimentos.com.br)

Botão WhatsApp

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados