5 vantagens de contar com uma assessoria de investimentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra assessora de investimentos e a importância de contar com uma assessoria de investimentos
Imagem mostra assessora de investimentos e a importância de contar com uma assessoria de investimentos

Se você já teve dúvidas sobre a diversificação da carteira, ou sobre o momento certo de investir em um ou outro ativo, saiba que contar com uma assessoria de investimentos pode lhe trazer muito mais segurança na hora de tomar uma decisão financeira.

O assessor de investimentos é um profissional que tem se tornado cada vez mais requisitado e valorizado no mercado financeiro, e não é para menos. De acordo com o perfil e objetivos financeiros dos clientes, ele busca as melhores alternativas ao oferecer um atendimento personalizado e qualificado. E não estamos somente falando sobre auxílio a investidores iniciantes, pois muitas pessoas, embora tenham conhecimento suficiente para escolher seus investimentos, não dispõem de tempo para acompanhar o mercado, o que é fundamental para a rentabilidade da carteira.

Curadoria de investimentos: você sabe como isso funciona?

Banco ou Corretora: afinal, o que é melhor para o investidor?

Botão WhatsApp

Por que contar com uma assessoria de investimentos?

Primeiramente, é preciso entender o que faz um assessor de investimentos.

Esse profissional possui certificações que atestam o seu conhecimento específico sobre temas ligados à economia e ao mercado financeiro. Dessa forma, pode oferecer aos clientes uma orientação qualificada e de acordo com cada perfil de investidor e cenário econômico.

O assessor de investimentos não indica um ou outro ativo específico, pois o seu trabalho é orientar quanto às possíveis estratégias para a carteira. Depois de explicar como funcionam os investimentos, o cliente tomará as suas decisões, podendo solicitar ao assessor que execute as operações em seu nome, mediante uma autorização prévia.

Dito isso, vejamos agora cinco razões pelas quais você deveria considerar ter uma assessoria de investimentos na sua vida financeira:

1 – Atendimento personalizado

Ao contrário dos canais gerais de atendimento ao cliente, a assessoria de investimentos é uma estrutura que oferece atendimento personalizado, de acordo com cada perfil e objetivo financeiro. Nesse contexto, o papel do assessor financeiro é justamente orientar cada cliente na busca das melhores alternativas para a carteira.

Não cabe ao assessor indicar produtos financeiros, mas sim focar no processo de alocação de ativos. Por isso, ele age de forma bastante autônoma e totalmente voltada aos interesses de cada investidor.

Como escolher um título de renda fixa? Saiba o que avaliar

7 perguntas frequentes sobre o Tesouro Direto: tire suas dúvidas já!

2 – Economia de tempo e praticidade

Como vimos, o trabalho de uma assessoria de investimentos não se restringe somente à orientação de leigos ou iniciantes. É muito comum que pessoas experientes e que conhecem bem investimentos montem sua própria carteira, mas não consigam tempo para acompanhar o mercado.

Por outro lado, as equipes de assessores estão sempre atentos aos acontecimentos que podem impactar os investimentos de alguma forma. Dessa forma, esses profissionais podem indicar oportunidades interessantes quanto surgem, ou sugerir que o cliente substitua um ou outro ativo que não esteja apresentando uma boa performance na carteira.

3 – Monitoramento do cenário econômico

Tudo o que acontece na economia se reflete no mercado financeiro e, consequentemente, nos investimentos. Por isso, é muito importante acompanhar a evolução do PIB, taxas de juros, inflação e demais fatores macroeconômicos, e essa também é uma das tarefas da assessoria de investimentos.

Logicamente, é sempre importante estar bem informado sobre o que acontece na economia, pois toda a nossa vida é impactada por essas variáveis. Porém, quando esses temas não fazem parte da rotina, acaba sendo mais difícil acompanhar todos os eventos importantes que podem mexer com as nossas finanças. Essa é mais uma das vantagens de contar com uma assessoria de investimentos.

4 – Acesso a oportunidades exclusivas

Frequentemente, as corretoras de investimentos costumam oferecer produtos específicos que são limitados a poucos participantes. Isso acontece, por exemplo, quando a instituição tem taxas diferenciadas para determinada aplicação.

Como esses investimentos não costumam estar acessíveis a todas as pessoas, cabe à assessoria garantir que seus clientes consigam alcançá-los.

5 – Revisões periódicas da carteira

Para manter as aplicações alinhadas à estratégia de investimento e aproveitar oportunidades de mercado, é muito importante realizar revisões periódicas da carteira.

Imagine que um investidor de perfil arrojado tenha montado uma carteira com 70% de ativos de renda variável – como ações, fundos imobiliários e BDRs, por exemplo. Os 30% restantes foram alocados em renda fixa, incluindo aí a reserva de emergência.

Tempos depois, a taxa Selic começou a subir de forma contínua e expressiva, o que aumentou a atratividade da renda fixa. Para aproveitar o momento e rentabilizar mais a carteira, pode ser interessante abrir mão de parte da renda variável para aumentar a alocação na renda fixa. A proporção dessa alteração dependerá de quanto o investidor estima que pode lucrar com um ou outro ativo, e a assessoria de investimentos auxilia a identificar essas possibilidades.

Outro aspecto a ser considerado é que o perfil do investidor e os seus objetivos financeiros naturalmente mudam com o passar do tempo. Quando somos mais jovens, queremos fazer o patrimônio crescer, e o longo prazo nos favorece, pois teoricamente ainda temos bastante tempo pela frente. Dessa forma, depois de criarmos a reserva de emergência, é natural que busquemos diversificação com mais tolerância ao risco.

Tempos depois, quando conseguimos acumular patrimônio, continuamos buscando rentabilidade, mas a gestão de risco se torna mais necessária. Ou seja, precisamos equilibrar os ganhos com formas de proteger a carteira, para que continue dando bons resultados.

Por fim, na maturidade, é chegada a hora de preservar e usufruir do patrimônio que construímos, pela geração de renda passiva. Nesse momento, já não projetamos mais o longo prazo, e a proteção patrimonial ganha ainda mais força. A assessoria de investimentos está presente em todas essas fases, sempre orientando nos ajustes que se fizerem necessários.

Você já conhece a assessoria de investimentos da Terra?

Luis Novaes, analista da Terra investimentos, reforça a importância de uma assessoria no dia a dia do investidor.

“Como vimos, a perspectiva de investimento se modifica constantemente. Em determinado momento, o mercado pode se mostrar mais otimista com relação a um ativo específico, oferecendo uma probabilidade de retorno. Em outro, a situação pode ser oposta. Nesse contexto, o rebalanceamento do portfólio pode se traduzir em retornos maiores para o investidor, demonstrando uma vantagem em relação ao investimento de característica mais estática”, avalia.

Com mais de duas décadas de história, a Terra Investimentos é uma das maiores corretoras de investimentos independentes do Brasil. Que tal saber mais sobre nosso experiente time? Clique aqui e veja como podemos lhe ajudar a alcançar melhores resultados com os seus investimentos!

ABRA SUA CONTA GRATUITAMENTE NA TERRA INVESTIMENTOS

Basta preencher o formulário abaixo! Aproveite as vantagens de uma assessoria de investimento especializada com foco em você:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados