Bookbuilding: como se define o preço de uma ação?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra investidor avaliando empresas para o bookbuinding
Imagem mostra investidor avaliando empresas para o bookbuinding

Para que possa estrear na bolsa de valores, a empresa precisa antes percorrer um longo caminho de preparação até o IPO (oferta pública de ações). Esse processo passa por diversas etapas, e uma delas é o bookbuilding – fase na qual se define o preço das ações que chegarão às mãos dos novos investidores.

Se você já investe em ações ou costuma acompanhar o mercado de capitais, provavelmente já se perguntou como os títulos são precificados, certo? Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura a seguir e conheça os critérios utilizados no bookbuilding e sua importância em uma oferta pública.

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O que é bookbuilding?

Bookbuilding é o processo que tem como objetivo determinar o preço de um ativo que será negociado no mercado financeiro.

A expressão em inglês remete à “construção de livro”, ou seja, do livro de ofertas do IPO, que contém a intenção de compra dos potenciais investidores. A partir da análise das intenções, a empresa consegue determinar o interesse por suas ações e, dessa forma, pode estabelecer o preço justo.

De forma geral, costumamos associar o bookbuilding a ações, mas ele também vale para cotas de fundos, debêntures ou outros títulos que forem lançados no mercado. Para cada tipo de ativo, o investidor informará a sua intenção de compra e a sua expectativa de retorno.

Como funciona esse processo?

O bookbuilding envolve, necessariamente, três partes: a empresa emissora do título, o intermediário financeiro e os investidores.

Tudo começa quando a empresa precisa de recursos e decide ir ao mercado para realizar novas captações. Ela pode fazer isso emitindo novas ações ou títulos de dívida, como debêntures, por exemplo.

A colocação desses títulos no mercado pode ser feita por meio de uma oferta primária (IPO) ou secundária (follow-on). Normalmente, quem faz a intermediação entre a empresa e os potenciais investidores são bancos de investimentos, que coordenam e executam o bookbuilding.

Primeiramente, a instituição financeira coleta os dados de intenção de compra, checando quantos títulos os investidores estariam dispostos a comprar e por qual preço. Nesse momento, o que ocorre é basicamente uma pesquisa de mercado, que servirá também como uma possível reserva de compra.

Logo após, esses dados são analisados para que se possa chegar a uma faixa de preço que atenda tanto às expectativas da empresa emissora quanto dos investidores. Vale lembrar que, quanto maior for a quantidade de interessados, mais perto do limite da faixa de preço estará o valor de lançamento do título, e vice-versa.

Esse processo é bastante dinâmico e interativo. Ao mesmo tempo que os analistas dos bancos coletam dados e tentam chegar a uma faixa de preço, o mercado já consegue ter uma sensibilidade prévia sobre a aceitação do título entre os investidores.

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Etapas do bookbuilding

O processo de bookbuilding costuma acontecer nas seguintes etapas:

1 – Definição do intervalo de valor: depois da análise dos indicadores financeiros da empresa e do momento do mercado, define-se uma faixa de preço para o título.

2 – Divulgação da oferta: com o auxílio dos intermediários financeiros, a empresa divulga informações sobre a oferta. Isso pode ocorrer de forma presencial (roadshows, eventos ou palestras) ou com a apresentação de documentos (prospectos, demonstrações contábeis, entre outros). Nessa fase é apresentado o projeto sobre o destino dos recursos a serem captados.

3 -Manifestação de interesse: conhecida a oferta, os potenciais investidores começam a manifestar interesse na operação. Nesse momento, eles já indicam a quantidade de títulos que pensam em adquirir e o preço esperado.

3 – Coleta de dados: assim que conhecem a demanda, os intermediários já conseguem elaborar um livro de ordens com os pedidos de compra.

4 – Precificação do investimento: essa é a etapa do bookbuilding em si. Depois da análise dos pedidos de compra, os profissionais envolvidos no processo e a empresa chegam no preço final do título que será oferecido aos investidores.

5 – Oferta pública: por fim, o ativo estreia no mercado, e a empresa (ou fundo) divulgam o resultado da captação.

Normalmente, o bookbuilding é divulgado um dia antes de sua estreia na bolsa. Dessa forma, o mercado já sabe em que preço ele irá abrir em seu primeiro dia de negociação.

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Por que o bookbuilding é importante?

Por tudo o que vimos até aqui, podemos perceber que o bookbuilding é um processo bastante estruturado e que conta com a participação de diversos atores. E não poderia ser diferente, pois ele tem como objetivo a determinação do preço justo do ativo em questão.

Se uma empresa estreia na bolsa acima do valor que os investidores estão dispostos a pagar, a oferta pública não terá sucesso. Com a falta de interesse do mercado, a tendência é de que o preço das ações caia, o que não é nada bom para a sua imagem.

Por outro lado, um preço abaixo do justo também não é bom, pois a empresa terá a sensação de que poderia ter captado mais recursos no IPO ou follow-on.

Além da correta precificação do ativo, o bookbuilding também é útil para dar visibilidade à empresa, principalmente quando ela ainda não é muito conhecida. Isso ocorre durante a divulgação da oferta (fase 2 do item anterior), quando a empresa e os intermediários apresentam o negócio, a estratégia e os resultados esperados com o investimento. Todo esse processo traz credibilidade junto aos potenciais investidores, e eles já chegam na oferta pública mais familiarizados com a organização.

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