Certificação CEA ANBIMA: para que serve e como obtê-la?

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem mostra um agente autônomo de investimentos trabalhando
Imagem mostra um agente autônomo de investimentos trabalhando

As corretoras de investimentos tornaram o mercado financeiro muito mais acessível para quem deseja investir. Mas, com tantas opções disponíveis, é comum que surjam dúvidas sobre quais ativos escolher. É justamente nesse momento que um profissional com a CEA ANBIMA pode fazer toda a diferença quando o assunto é definir a melhor estratégia para a carteira.

Se você está em busca de orientações para seus investimentos, ou se tem vontade de atuar no mercado financeiro e deseja mais informações sobre o que faz esse profissional e como se tornar um, continue a leitura a seguir!

O que é a certificação CEA ANBIMA?

A Certificação de Especialista em Investimentos (CEA) habilita o profissional a ser, como o nome diz, um especialista em investimentos. Entre as certificações da ANBIMA voltadas ao atendimento de pessoas físicas, a CEA representa a maior qualificação, acima da CPA-10 e da CPA-20, inclusive abarcando essas duas.

Na prática, quem possui a CEA pode trabalhar na consultoria a clientes pessoas físicas, inclusive do segmento de alta renda. Entre as atribuições desse profissional, estão a orientação sobre os melhores produtos de investimentos, de acordo com o perfil e objetivos financeiros de cada cliente.

Para quem já trabalha em alguma instituição financeira, a CEA ANBIMA pode proporcionar um interessante upgrade para a carreira. Com ela, o profissional está autorizado a trabalhar em todos os cargos que exigem a CPA-10 ou CPA-20, assumir a gestão de contas do segmento private ou assessorar gerentes de contas na indicação de investimentos a seus clientes. Ou, se desejar, pode também trabalhar de forma autônoma, prestando consultoria diretamente a clientes sem, necessariamente, ter vínculo com algum banco ou corretora de investimentos.

Qual a diferença entre CEA e CNPI?

Ao se depararem com as duas certificações, é natural que, muitas vezes, as pessoas tenham dúvidas sobre o que exatamente cada uma delas representa, pois ambas são voltadas a orientações sobre investimentos.

No caso da CEA ANBIMA, o foco está no relacionamento comercial, pois o profissional atua diretamente no relacionamento e planejamento financeiro do cliente de forma geral. Por isso, ele é chamado de consultor de investimentos.

Já o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) confere o grau de analista de investimentos, que é quem fará toda a pesquisa de ativos que possam ser recomendados para os clientes. Com essa certificação, concedida pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), o profissional estará apto a fazer a análise de diferentes ativos, valuation de empresas e elaborar relatórios com projeções de mercado e recomendações de investimentos.

Enquanto a CEA é bastante requisitada na área bancária para cargos de gerência, o CNPI abre outras possibilidades profissionais. Não que o analista CNPI não vá lidar diretamente com os clientes, mas o seu espectro acaba sendo mais abrangente, pois também envolve finanças corporativas. De qualquer forma, ambas as certificações são bastante valorizadas, pois atestam o conhecimento do profissional sobre produtos sofisticados do mercado financeiro.

Quem pode obter a certificação CEA?

Não existem pré-requisitos de escolaridade, cargo ou registro em algum conselho profissional para obter a CEA ANBIMA. Logo, qualquer pessoa que se interesse pelo mercado financeiro e deseje se qualificar pode ter acesso a esse selo. Normalmente, ela é bastante procurada por quem já atua no meio, por todas as razões que vimos anteriormente.

Como é a prova da CEA?

A prova da CEA é formada por 70 questões, que o candidato tem até três horas e meia para responder. Serão aprovados os que obtiverem o mínimo de 70% de acertos no exame.

As perguntas abrangem sete áreas do conhecimento, que são as seguintes:

Validade e custo da CEA

Para os profissionais que estão em atividade, a CEA é válida por cinco anos. Já quem não está no mercado, precisa renovar a certificação a cada três anos para não perdê-la.

A inscrição para o exame custa R$ 520, e o candidato consegue fazê-la diretamente no site da ANBIMA, que oferece alternativas de pagamento à vista ou parcelado. Já a atualização da CEA custa R$ 280, e é feita por meio de um curso online da instituição. É importante que o candidato a faça antes dela vencer. Caso contrário, para obtê-la novamente, precisará realizar um novo exame.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados