Investir em banco ou corretora: afinal, o que é melhor?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra mulher decidindo sobre investir em banco ou corretora
Imagem mostra mulher decidindo sobre investir em banco ou corretora

Se você tem dúvidas sobre investir em banco ou corretora, saiba que uma das vantagens das corretoras é diversificação que oferecem de forma mais acessível. Isso porque as plataformas de investimentos dessas instituições tornam muito mais simples o ato de investir.

A seguir, entenda melhor esta e diversas outras vantagens!

Investir em banco ou corretora: o que é preciso avaliar para decidir?

homem com amão no queixo em dúvida

A praticidade na hora de investir é um dos principais benefícios que destacamos em relação às corretoras. Quem tem conta em uma corretora faz seus investimentos por meio de uma plataforma de investimentos bastante simples de usar.

Basicamente, essas plataformas são sistemas que intermediam a negociação entre os investidores e os emissores dos ativos financeiros. Ou seja, por meio de uma plataforma de investimentos, você pode adquirir diversos tipos de investimentos de renda fixa e variável.

Desde as aplicações mais simples, como CDB ou Tesouro Direto, até as mais sofisticadas, como ativos internacionais ou derivativos, tudo pode ser feito utilizando essas plataformas. É possível fazer os investimentos: pela área logada do site ou app das próprias corretoras ou, no caso de perfis traders, por meio do home broker ou de outras plataformas de negociação mais avançadas.

Para quem prefere o atendimento personalizado, é possível investir também via Mesa de Operações por telefone, e-mail, chat ou WhatsApp. Em instantes, os especialistas fazem toda a operação para você.

Outro ponto muito importante é o acesso a um portfólio de investimentos bem mais diversificado. Ao investir via bancos, a “prateleira de produtos” é mais restrita, pois nem todos os produtos estão disponíveis para qualquer perfil de cliente. Além disto, para se conseguir uma taxa melhor investindo em banco, é preciso que os aportes de recursos sejam maiores, o que torna limitadas as melhores oportunidades para o pequeno investidor.

Principais vantagens de investir em uma corretora

Se você ainda tem dúvidas sobre investir em banco ou corretora, confira a seguir as principais vantagens das corretoras em relação aos bancos.

1 – Corretoras têm portfólio mais diversificado

Conforme explicamos, se você comparar o portfólio das corretoras ao dos bancos tradicionais, verá que há mais investimentos à disposição do cliente no primeiro caso. Isso porque as corretoras oferecem produtos de diferentes instituições.

Por outro lado, os bancos normalmente trabalham com a própria carteira. Além disso, nem todos os investimentos oferecidos pelos grandes bancos estão ao alcance de todos os clientes.

2 – Investir em corretoras é mais acessível

Além da diversidade, as corretoras oferecem algumas modalidades de investimentos bastante acessíveis. Nesse sentido, alguns CDBs e fundos de investimentos, por exemplo, permitem aportes iniciais baixos. Por isso, as plataformas são uma opção bastante democrática para os investidores.

3 – As plataformas das corretoras são fáceis de usar

Diferentemente dos bancos, que negociam diversos produtos, as corretoras têm foco total nos investimentos. Por isso, as plataformas costumam ser bastante intuitivas, o que facilita a sua utilização.

4 – Os custos nas corretoras são mais baixos do que nos bancos

Esse é outro ponto importante na hora de escolher entre investir através de um banco ou corretora. Nesse sentido, muitas corretoras oferecem taxas bastante competitivas para atrair e fidelizar clientes.

5 – Corretoras possuem profissionais mais especializados

Nos bancos, os gerentes são profissionais generalistas. Ou seja, cuidam de diversos produtos ao mesmo tempo. Por isso dificilmente, conseguem dar um atendimento mais personalizado de verdade. A não ser a clientes que possuem mais recursos aplicados.

Por outro lado, as corretoras contam com assessores especializados em investimentos que orientam os clientes em todas as suas dúvidas ao longo da jornada.

Além disso, esses profissionais são comprometidos exclusivamente com a rentabilidade da carteira dos clientes. Por sua vez, os gerentes dos bancos têm metas de produção a cumprir. Por isso, muitas vezes os produtos que indicam não são os que, de fato, trazem mais rentabilidade ao investidor.

Como escolher uma corretora de investimentos?

Antes de mais nada, é importante saber que embora as corretoras ofereçam estrutura, tecnologia e acesso aos investimentos, um dos principais aspectos que deve ser avaliado diz respeito ao lado humano do serviço. Por isso, alguns dos critérios que você deve considerar na hora da escolha são os seguintes:

  • – É fácil falar com o atendimento?
  • – Em caso de dúvida sobre investimentos, o assessor oferece curadoria de forma personalizada, esclarecendo dúvidas e dando todas as orientações para você tomar decisões com segurança e tranquilidade?
  • – A corretora fornece relatórios feitos por equipe de análise qualificada?
  • – Caso a plataforma tenha algum problema, é fácil falar com o suporte técnico?

Por fim, é importante verificar se a corretora é devidamente regulamentada. Nesse sentido, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a B3 disponibilizam em seus sites uma relação com as corretoras que possuem autorização para operar no país. Basta clicar neste link para checar essa informação.

E então, você ainda tem dúvidas sobre investir em banco ou corretora? No nosso blog, tem mais artigos sobre o tema:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados