Tesouro Direto para educação: conheça o novo título público federal

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem mostra cofre de porquinho e faz alusão ao Tesouro Direto para educação
Imagem mostra cofre de porquinho e faz alusão ao Tesouro Direto para educação

Depois do Tesouro RendA+, voltado à aposentadoria, o Governo Federal anunciou mais uma novidade entre os títulos públicos: trata-se do Tesouro Direto para educação, que deverá estar disponível para os investidores a partir de agosto.

O produto vem na esteira de uma série de incentivos que o programa tem oferecido aos investidores nos últimos anos. Para relembrar:

  • – Desde julho de 2020, a taxa de custódia do Tesouro Selic está zerada para aplicações até R$ 10 mil.
  • – Já no Tesouro IPCA+ e prefixado, a custódia passou de 0,25% para 0,20% ao ano em janeiro de 2022.
  • – Por fim, quem investir no RendA+ e levar o título até o vencimento, estará livre da taxa de custódia, desde que o rendimento mensal não ultrapasse seis salários mínimos. 

De acordo com o Tesouro, o objetivo de todas essas ações é fomentar o programa, agregando valor aos agentes de custódia (instituições financeiras que intermediam as negociações dos títulos) e ajudando mais brasileiros a entrar no mercado de capitais. No final de março de 2023, o número de investidores no Tesouro Direto alcançou a marca de 2,1 milhões, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Como funcionará o Tesouro Direto para educação?

O novo título, que deverá ser lançado até meados de julho, será uma NTN-B. Ou seja, terá parte de sua remuneração fixa e outra parte atrelada ao IPCA, o índice que mede a inflação oficial do Brasil.

De acordo com Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, o Tesouro Direto para educação deverá ter prazo médio próximo de 18 anos, justamente para que os pais possam adquiri-lo assim que o filho nasce. A partir do vencimento do título, o investidor começa a receber juros periódicos, que servirão para pagar as mensalidades do ensino privado.

“A ideia do Tesouro Educação é ser parecido com o RendA+. Como é um investimento de longo prazo, deve proteger do processo inflacionário. Mas, como não é voltado para tão longo prazo como a aposentadoria, deverá ter período de acumulação diferenciado”, disse o secretário.

Embora o objetivo principal do novo título seja custear a educação dos filhos, ele não se restringe a esse fim. Ou seja, pode ser adquirido por todos os públicos e de qualquer idade, pois é mais uma estratégia de planejamento financeiro disponível no mercado.

Continue acompanhando nosso blog, em breve teremos mais novidades sobre o Tesouro Direto para educação!

ACESSE NOSSA PLANILHA DE TÍTULOS DE RENDA FIXA


Convidamos você a baixar nosso exclusivo “Guia de Renda Fixa”, uma planilha completa que reúne todos os CDBs, LCIs, LCAs e LFs disponíveis no mercado, abrangendo uma variedade de estratégias de investimento, incluindo pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Essa ferramenta valiosa ajudará você a entender e comparar as diferentes opções de investimento em renda fixa, permitindo que faça escolhas mais informadas e alinhadas aos seus objetivos financeiros. Não perca esta oportunidade de aprimorar suas habilidades de investimento e expandir seu conhecimento em renda fixa. Baixe nosso “Guia de Renda Fixa” agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados