Trader: entenda o que faz esse profissional

Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem mostra trader operando na bolsa de valores
Imagem mostra trader operando na bolsa de valores

Quem conhece o mercado de capitais, sabe que existem diferentes estratégias para lucrar com ações e outros ativos de renda variável. Nesse contexto, o trader é o profissional que realiza operações de curto prazo visando ganhos com a diferença entre os preços de compra e venda dos ativos.

À primeira vista, pode até parecer simples a tarefa de comprar na baixa e vender na alta. No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho do trader é aleatório e depende só da sorte para encontrar as melhores oportunidades do mercado. Ao contrário, fazer trading exige conhecimento, disciplina e muito controle emocional para lidar com os altos e baixos da bolsa. Quando tudo dá certo, esse trabalho costuma gerar bons resultados e de forma rápida, afinal estamos falando em operações de curto prazo. No entanto, não são raros os casos de pessoas que começaram a fazer trading sem o conhecimento necessário e arcaram com elevadas perdas – é o caso de Julio Chartone.

Neste conteúdo, mostraremos o que é ser um trader, de que formas esse profissional pode trabalhar, entre outros aspectos importantes sobre a profissão. Portanto, se você se interessa por esse mercado, continue a leitura a seguir.

O que é ser um trader?

O trader é o profissional do mercado financeiro que realiza operações de curto ou curtíssimo prazo na bolsa de valores. Diferentemente do buy and hold, que tem foco em manter os ativos na carteira por vários anos, quem faz trading busca as melhores oportunidades de ganhos rápidos ou quase imediatos. Para conseguir isso, o profissional pode utilizar diferentes estratégias, sendo day trade e swing trade, as mais populares (veremos mais adiante como funcionam).

Para quem faz trading, é fundamental muita disciplina e dedicação para acompanhar todos os movimentos do mercado financeiro durante o dia. Isso porque uma ordem de compra ou venda realizada fora do momento certo pode zerar os ganhos de uma operação ou, até mesmo, gerar prejuízo.

Os ativos e instrumentos financeiros negociados pelo trader englobam ações, commodities, derivativos, entre outros. Devido à diversidade do portfólio, é muito importante que ele conheça bem os produtos financeiros, bem como as ferramentas de análise, conforme veremos na sequência do conteúdo.

Tipos de trader

Embora a lógica do trading seja uma só, esse profissional pode executar o seu trabalho de formas distintas. A seguir, conheça os quatro tipos de trader que existem no mercado.

Institucional

O trader institucional é o profissional que trabalha para uma empresa ou instituição financeira, seguindo as estratégias definidas pela organização. Ou seja, todas as diretrizes relativas às operações – volume negociado de ativos e derivativos, prazos, exposição ao risco – serão estabelecidas pela empresa ou instituição financeira que o contratar.

Broker

O trader broker trabalha para uma corretora de valores e, normalmente, o seu trabalho não envolve formulação de estratégias ou tomadas de decisões. Eventualmente, ele pode ter mais autonomia, de acordo com o direcionamento da instituição ou da decisão dos clientes para os quais executa as ordens. No entanto, não é ele o responsável principal pelo plano de ação para a carteira, e sim o terceiro que contratou seus serviços.

Sales

Como o nome sugere, o papel do sales trader é mais voltado ao aspecto comercial. Nesse sentido, ele faz a mediação das negociações com os clientes, executando suas ordens de compra e venda. Além disso, costuma esclarecer eventuais dúvidas que possam ter em relação às operações e oferece oportunidades, dependendo do caso. Porém, assim como os dois tipos anteriores, não é ele quem determina a estratégia de investimentos, somente executando o que foi previamente definido.

Autônomo

Por fim, o trader autônomo é aquele que utiliza os próprios recursos e define as suas estratégias preferidas para operar. Inclusive, ele pode operar com base em estratégias prontas ou desenvolver as suas, de acordo com seus objetivos.

Muitos desses profissionais tiveram experiência no mercado financeiro, desvincularam-se de suas instituições e decidiram fazer do trading a sua atividade principal. Outros continuam com suas profissões e trabalham como trader para complementar a renda, ou simplesmente para gerir os seus investimentos.

Quais as estratégias dos traders?

Agora que você já conheceu os tipos de trader, é hora de falarmos sobre as diferentes estratégias que se pode utilizar nessas operações. Acompanhe.

Day trade

As operações day trade são aquelas de curtíssimo prazo, que começam e terminam. Ou seja, se o trader comprou ações às 10:30 da manhã, ele deve vendê-las antes do fechamento do mercado.

Essas operações podem durar algumas horas, ou mesmo minutos. Isso porque o timing da negociação dependerá exclusivamente das condições do mercado no dia.

Scalper trade

Aqui, estamos falando sobre operações de prazos ainda mais curtos do que no day trade. Para isso, o trader utiliza a estratégia conhecida scalping, que contempla diversos movimentos rápidos do mercado durante o dia e que podem durar somente alguns segundos.

Swing trade

No swing trade, o intervalo de tempo das operações é maior do que nas estratégias anteriores. Nesse caso, o trader chega a manter os ativos em carteira por alguns dias ou mesmo semanas.

Essa estratégia dá mais tempo para que se monitore as tendências do mercado. Por isso, o trade consegue aproveitar a volatilidade dos ativos por um tempo mais longo, para alcançar os resultados desejados. Além disso, o prazo maior entre as operações facilita a revisão da estratégia das operações, se isso for necessário.

Position trade

A estratégia position trade demanda análises de informações que precisam de mais tempo para se concretizarem. Por isso, o trader que utiliza essa sistemática mantém os ativos até o momento certo para a venda, o que pode levar semanas, meses ou alguns anos, dependendo do caso.

High frequency trading (HFT)

HFT é a sigla para negociações de alta frequência. Essa forma de fazer trading utiliza a tecnologia para negociar ativos de forma automática e em um espaço bem curto de tempo.

Para realizar essas operações, são utilizados algoritmos especiais (conhecidos como robôs investidores) em computadores de alta performance. Isso faz com que as negociações durem segundos, ou milionésimos de segundos, sendo que os ganhos vêm de pequenas diferenças nos preços.

Qual o salário de um trader?

É difícil estabelecer um rendimento médio para o trader, pois os seus ganhos dependerão do volume que ele operar e de quão arrojado ele for nas negociações.

Por exemplo, quem tem um perfil mais moderado pode estabelecer uma rentabilidade aproximada de 2% como objetivo. Já quem é mais arrojado e experiente, pode chegar a ter retornos de 10% sobre os valores investidos. É importante saber que existem alguns custos para fazer trading, como taxas de corretagem e emolumentos, que devem ser pagos à B3. Isso deve ser considerado pelo trader no momento de calcular a média dos seus ganhos.

Como em qualquer atividade profissional, sempre haverá os bons e os maus traders; os que conseguem ganhara muito dinheiro e os que podem vir a perder grandes somas nas operações. Logo, o sucesso de cada um dependerá do conhecimento técnico e do acompanhamento do mercado, além, é claro, de muito foco e disciplina.

O que é preciso para ser um trader?

Embora o trader precise estudar muito sobre o mercado financeiro e sobre os ativos que irá negociar, não existe uma formação específica para desempenhar esse trabalho. Nesse sentido, um dos primeiros passos para adquirir conhecimento é estudar a análise técnica, ferramenta indispensável para quem faz trading.

Essa metodologia é baseada no histórico dos preços dos ativos, que o trader pode acompanhar por meio de indicadores e gráficos. Para a análise técnica, esses valores estão muito mais ligados ao comportamento do mercado do que aos fundamentos das empresas ou condições macroeconômicas. Em outras palavras, para a análise técnica, basta observar os movimentos do mercado para traçar uma estratégia de investimentos.

Há também diversas ferramentas que o trader precisa conhecer para facilitar o dia a dia de suas operações. Além de um sólido conhecimento, há outros requisitos para ser um bom trader. Nesse sentido, um dos mais importantes é o controle emocional para lidar com as constantes oscilações da bolsa. Muitas pessoas começam a fazer trading em momentos de euforia do mercado, e facilmente se abalam ao primeiro sinal reverso. Por isso, o domínio emocional é muito importante frente a dificuldades e imprevistos.

Outro ponto muito importante para ser um trader é estabelecer limites, tanto para ganhos quanto para perdas. Isso porque, tão importante quanto às possibilidades de rentabilidade que você possa ter, é estabelecer o tamanho da perda que pode suportar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados