Investimentos com liquidez diária: confira 3 opções para sua carteira

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra moedas espalhadas em alusão à liquidez diária dos investimentos
Imagem mostra moedas espalhadas em alusão à liquidez diária dos investimentos

A facilidade de resgate de um investimento é um fator muito importante a considerar na hora de escolher uma aplicação. E não importa se estamos falando de perfis mais conservadores ou arrojados, pois todos precisam de investimentos com liquidez diária para dar conta de emergências financeiras que possam surgir.

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância da liquidez nos investimentos e mostraremos alternativas para que você possa diversificar a sua carteira. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é liquidez diária ?

Liquidez diária nada mais é do que a possibilidade que você tem de resgatar um investimento a qualquer tempo, sem precisar esperar uma data específica para isso. Na prática, quem tem uma aplicação com essas características, pode solicitar o resgate em dias úteis (de segunda a sexta-feira) e contar com os recursos na conta no mesmo dia ou um dia depois, dependendo do título.

No caso de o dinheiro estar na conta no mesmo dia da solicitação do resgate, dizemos que a liquidez é D+0. Já quando os recursos são disponibilizados no dia seguinte, o código que identifica a liquidez dessa aplicação é D+1.

Por que é importante ter investimentos de liquidez diária?

As aplicações de liquidez diária são as que formam a reserva de emergência. Em outras palavras, é aquela parte dos investimentos que precisamos ter disponível para gastos inesperados.

Por sua vez, esses gastos podem dizer respeito a situações corriqueiras, como o conserto do carro ou alguma outra despesa extra. No entanto, também podem estar relacionados a questões mais sérias, como custos de tratamentos de saúde, ou mesmo a perda de um emprego, por exemplo. Independentemente do caso, o importante é que possamos resgatar com facilidade nossos investimentos quando casos assim surgem, e só conseguimos isso quando parte de nossa carteira possui liquidez diária.

Mas não é só para socorro financeiro que serve a facilidade de resgate nos investimentos. Isso porque, quando temos liquidez, podemos aproveitar boas oportunidades quando surgem. Por exemplo, para quem investe em ações ou em fundos imobiliários, não é raro encontrar títulos descontados de boas empresas ou cotas de FIIs abaixo do preço. Pode ser que não haja nenhum problema com esses ativos, e que a queda do preço seja somente devido a uma rotação de mercado. Nesse caso, pode ser interessante aproveitar os preços em baixa para adquirir esses investimentos, e isso só é possível se houver liquidez na carteira.

Então quer dizer que liquidez diária é sempre o mais importante?

Atenção: embora esse seja um aspecto muito importante, não quer dizer que toda a carteira precise ter liquidez diária. É claro que, se o investidor tem a expectativa de utilizar os recursos no curto prazo, a liquidez é o ponto principal a ser considerado na escolha dos ativos. Porém, se existe uma folga financeira, é importante separar uma parte do dinheiro para alocar em ativos de longo prazo que possam ser mais rentáveis do que os de fácil resgate.

Aqui, entra o conceito de tripé dos investimentos (ou tripé financeiro), que explica os três atributos essenciais de um investimento: liquidez, rentabilidade e segurança. Quando começamos a investir, os aspectos mais importantes a serem considerados são liquidez e segurança, afinal precisamos compor a reserva de emergência e ter certeza de que não teremos perdas.

Depois de formar a reserva de emergência, podemos montar a estratégia de longo prazo da carteira, e dar mais atenção ao terceiro aspecto, que é a rentabilidade. Isso não significa que os rendimentos não importem no curto prazo; eles somente não são a prioridade. Isso porque, de forma geral, a rentabilidade se associa diretamente ao prazo e/ou ao risco do investimento.

Por exemplo, na renda fixa, você pode encontrar títulos que normalmente oferecem taxas mais atrativas, mas que são de longo prazo, como as LCIs e LCAs. Ou ainda títulos de longo prazo e com mais risco, como debêntures, CRIs e CRAs. Nesses casos, para garantir a rentabilidade, é preciso investir o dinheiro por mais tempo. Isso significa que, ao optar por eles, sacrificamos a liquidez e, em alguns casos, assumimos mais risco.

3 investimentos com liquidez diária para sua carteira

Agora que já entendemos a importância da liquidez diária na carteira e a sua relação com risco e retorno, é hora de conhecermos as três principais alternativas do mercado. Acompanhe a seguir.

Tesouro Selic

Entre todas as opções do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é o único título que oferece liquidez diária e, portanto, pode ser utilizado para compor a reserva de emergência. Esse título acompanha a variação da taxa Selic, sendo também uma boa alternativa para momentos de juros em alta.

As outras opções do Tesouro – prefixado e atrelado ao IPCA – são indicadas para o longo prazo. Isso porque, se o investidor tentar resgatar esses títulos antes do vencimento, poderá comprometer o seu rendimento devido à marcação a mercado. Para não perder dinheiro com o Tesouro Direto e com outros títulos de renda fixa, clique abaixo e entenda como funciona esse mecanismo:

CDB com liquidez diária

Sem dúvida, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos investimentos mais versáteis do mercado, pois oferece uma grande diversidade de prazos, taxas e emissores.

Normalmente, os CDBs de liquidez diária são pós-fixados (atrelados ao CDI) e pagam menos do que os de prazos maiores. Porém, é importante tê-los na carteira de curto prazo, porque além da facilidade de resgate, contam com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Teoricamente, a proteção do FGC faz com que os CDBs estejam entre os investimentos mais seguros do mercado financeiro.

Fundos DI

Os fundos DI se caracterizam por investirem, no mínimo, 95% do patrimônio em títulos de renda fixa de baixo risco, com rentabilidade atrelada à Selic ou CDI. Por isso, além de liquidez diária, eles também oferecem segurança, sendo uma boa alternativa para perfis mais conservadores.

Não existe liquidez diária na bolsa?

Na maioria das vezes, associamos liquidez diária aos títulos mais conservadores de renda fixa. No entanto, apesar de serem mais indicados para o longo prazo, algumas ações e fundos imobiliários também podem ser de fácil resgate, dependendo do seu volume de negociações no pregão. Portanto, existe sim liquidez diária na bolsa, mas você não deve contar com isso na hora de escolher ativos de liquidez, pois nada garante que uma ação ou FII que seja facilmente negociado hoje mantenha essa característica no futuro.

ACESSE NOSSA PLANILHA DE TÍTULOS DE RENDA FIXA


Convidamos você a baixar nosso exclusivo “Guia de Renda Fixa”, uma planilha completa que reúne todos os CDBs, LCIs, LCAs e LFs disponíveis no mercado, abrangendo uma variedade de estratégias de investimento, incluindo pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Essa ferramenta valiosa ajudará você a entender e comparar as diferentes opções de investimento em renda fixa, permitindo que faça escolhas mais informadas e alinhadas aos seus objetivos financeiros. Não perca esta oportunidade de aprimorar suas habilidades de investimento e expandir seu conhecimento em renda fixa. Baixe nosso “Guia de Renda Fixa” agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados