Blue chips: o que são e como investir nas gigantes da bolsa

Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem mostra investidor e o tag along
Imagem mostra investidor e o tag along

Se você já investe em ações, ou se está pensando em dar os primeiros passos no mercado de capitais, certamente já ouviu falar sobre as blue chips. Essas são as ações de primeira linha, ou seja, das companhias mais tradicionais da bolsa e que atuam nos setores mais consolidados da economia. As blue chips também são responsáveis pelos maiores volumes de negociação nos pregões e, por isso, sempre estão entre as estrelas da bolsa.

Neste conteúdo, você conhecerá as características dessas ações, o que elas podem oferecer ao investidor e de que forma se pode investir nas gigantes do mercado. Acompanhe a seguir!

O que são blue chips?

Como vimos, as blue chips são ações de companhias que já estão bem estabelecidas no mercado e que são líderes ou se destacam nos seus setores de atuação. Por isso, essas empresas possuem alta liquidez nos pregões, ou seja, os investidores conseguem negociá-las de forma mais rápida do que outras ações. E o motivo é simples: empresas maiores, mais conhecidas e tradicionais no mercado acabam sendo as mais procuradas pelo público em geral na bolsa.

O termo “blue chip” faz alusão às fichas azuis do pôquer, que são as de maior valor no jogo. É justamente por isso que ele é utilizado para designar as empresas mais valiosas do mercado financeiro.

Tecnicamente, não existe uma regra absoluta para definir o que se pode considerar uma blue chip. Ou seja, essa classificação é muito mais um consenso do mercado. Isso porque não há uma lista oficial da bolsa de valores que determine quais empresas recebem esse título.

Além da solidez e tradição em seus mercados de atuação, outras características importantes das blue chips são as seguintes:

  • – boa governança corporativa e transparência nas informações ao mercado;
  • – bom relacionamento com os acionistas;
  • – elevado valor de mercado;
  • – consistência nos resultados ao longo dos anos;
  • – desempenho mais estável, mesmo durante crises econômicas

Não é à toa que o Ibovespa (principal índice acionário do Brasil) é formado por ações blue chips. A cada quatro meses ele é revisto, sendo que, dependendo da performance das empresas, pode haver inclusões e/ou exclusões na sua composição.

ABRA SUA CONTA GRATUITAMENTE NA TERRA INVESTIMENTOS

Basta preencher o formulário abaixo! Aproveite as vantagens de uma assessoria de investimento especializada com foco em você:

Quais são as blue chips da bolsa de valores?

Como vimos, não existe uma lista oficial de blue chips, pois esse conceito não é regulado pela bolsa ou por qualquer outro participante do mercado de capitais. Nesse sentido, o ideal é analisar diversos aspectos relacionados à operação e ao posicionamento no mercado. Dessa forma, é possível entender se a empresa se encaixa ou não no conceito.

Por exemplo, indicadores financeiros como receita de vendas, lucro líquido e EBITDA ajudam a entender o porte e a constância de resultados da companhia. Outro ponto importante a observar é como a empresa se comporta diante das oscilações da economia. Conforme comentamos acima, as blue chips tendem a ser mais resilientes em períodos mais instáveis, de inflação e juros altos. Além disso, costumam ser mais estáveis também durante eventos imprevistos, como conflitos internacionais ou pandemias.

Analisando esses aspectos, você já consegue identificar empresas que, teoricamente, oferecem menos risco para investir.

Gigantes brasileiras

Na B3, algumas das companhias mais famosas são as seguintes:

  • – Petróleo: Petrobras (PETR4), 3R Petroleum (RRRP3)
  • – Materiais básicos: Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4)
  • – Financeiro: Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11)
  • – Bens industriais: Weg (WEGE3)
  • – Consumo cíclico: Ambev (ABEV3), Lojas Renner (LREN3)
  • – Consumo não cíclico: JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3)

Recentemente, a Terra Investimentos fez um apanhado geral sobre as melhores e piores performances da temporada de balanços do 3T22. Clique aqui, e conheça os destaques positivos e negativos do período.

Gigantes estrangeiras

Assim como no Brasil, existem blue chips internacionais que se destacam e influenciam os seus respectivos mercados. Confira alguns dos principais nomes:

  • – Apple
  • – Microsoft
  • – Coca-Cola
  • – Walmart
  • – Johson & Johnson
  • – Exxon Mobil
  • – PepsiCo
  • – IBM

Embora essas companhias sejam estrangeiras, você pode investir nelas aqui do Brasil, sem precisar mandar dinheiro para o exterior. Continue a leitura pois falaremos sobre isso mais adiante.

Blue chips e small caps: qual a diferença?

Se as blue chips são as empresas maiores e mais valiosas da bolsa, as small caps são as companhias com menor capitalização de mercado.

No entanto, apesar do nome, isso não significa que essas companhias sejam pequenas. Elas apenas são menores do que as gigantes da bolsa, e também possuem um menor volume de negociação nos pregões. Dessa forma, a sua liquidez também acaba sendo menor, e isso faz com que nem sempre o investidor consiga negociá-la a um preço justo.

Outra característica das small caps é o fato de que muitas são novatas em seus setores de atuação, ou o segmento ainda não é consolidado como os mais tradicionais da economia. Por isso, é normal que essas ações tenham mais volatilidade do que as blue chips negociadas na bolsa.

Em relação aos dividendos, também há diferenças entre as duas categorias de empresas. Como as small caps atuam em setores da nova economia ou são empresas relativamente jovens, precisam de mais investimento na operação. Dessa forma, muitas vezes possuem elevado endividamento, e até mesmo apresentam prejuízos por alguns anos, o que compromete a distribuição de resultados.

Porém, se comparadas às empresas mais consolidadas, as small caps normalmente têm um potencial de valorização bem maior. Isso porque, pelo fato de serem menores e menos conhecidas, costumam ser mais baratas do que as blue chips. Logo, se tudo correr bem e a empresa de fato crescer e gerar bons resultados, o ganho do investidor pode ser consideravelmente maior com essas ações.

Como investir em blue chips?

Para comprar diretamente ações de blue chips, você precisa ter conta em uma corretora, como a Terra Investimentos. Com a conta aberta, é só utilizar o home broker para selecionar as empresas do seu interesse.

Lembrando que, mesmo que essas companhias sejam consideradas as mais sólidas e estáveis da bolsa, ainda assim existe o risco da renda variável. Por isso, é muito importante analisar cuidadosamente os indicadores fundamentalistas das companhias e acompanhar o mercado para investir de forma mais eficiente.

Outro ponto importante é ter uma carteira diversificada de ações. Ou seja, não concentrar os recursos em uma ação ou setor específico, para diluir o risco do investimento. Por exemplo, digamos que, em um momento de dólar em alta, você decida adquirir somente ações de empresas exportadoras. Se o dólar cair, as receitas e o resultado dessas companhias serão negativamente afetados e, consequentemente, o desempenho da sua carteira também.

Mas se você ainda não tem muita segurança ou mesmo tempo para analisar empresas e pensar na diversificação, existem alternativas mais práticas para investir em blue chips do que adquirir ações. Nesse sentido, você pode adquirir cotas de fundos de ações ou de ETFs (Exchange Traded Funds), que tenham blue chips em seu patrimônio.

Por exemplo, o BOVA11 é um ETF que tem o Ibovespa como referência. Em outras palavras, ele reflete indiretamente a performance das blue chips que compõem o índice. Já se você quiser investir nas blue chips internacionais, uma alternativa é o ETF IVVB11, que acompanha o S&P 500. Por sua vez, esse índice reúne as 500 maiores empresas de capital aberto da economia norte-americana.

Ainda no mercado internacional, você também pode adquirir BDRs (Brazilian Depositary Receipts) das gigantes listadas nas bolsas norte-americanas. Esses títulos têm lastro em ações de empresas internacionais, mas são emitidos no Brasil e negociados em reais na B3. Ou seja, ao adquirir um BDR, você está indiretamente participando de uma companhia estrangeira sem precisar mandar dinheiro para fora do país.

Atualmente, há quase 900 BDRs de ações disponíveis na bolsa brasileira. Entre eles, você encontra gigantes como Apple, Alphabet (Google), Meta (ex Facebook), Microsoft, Netflix, Johnson & Johnson, Nvidia, Pfizer, Coca-Cola, e por aí vai.

Por fim, você também pode investir em BDRs de ETFs para diversificar o seu patrimônio em ativos internacionais e em grandes empresas ao mesmo tempo. Clique aqui, e saiba mais sobre essa modalidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados