Blog

Blog >> Renda Fixa: CDB com liquidez diária oferece resgate imediato; saiba mais aqui

Renda Fixa: CDB com liquidez diária oferece resgate imediato; saiba mais aqui

O CDB é um dos títulos mais adequados para quem precisa formar reserva de emergência com rendimento superior ao da poupança. 

Dentro dos investimentos de renda fixa, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) com liquidez diária oferece resgate na hora.  

Isso porque em outras modalidades de CDB, há um prazo definido e qualquer resgate antecipado vai incidir diretamente na rentabilidade dele. Ou seja, você perde dinheiro. 

Já este com liquidez diária não oferece nenhum tipo de perda em relação à rentabilidade e, assim, é forte candidato para ser o veículo de investimento para quem precisa formar uma reserva de emergência. 

Como funcionam os CDBs 

Quem aloca dinheiro em CDB está, na verdade, emprestando dinheiro aos bancos que vão se financiar com esse recurso. 

Significa que você será remunerado pelo dinheiro alocado em CDB pelas próprias instituições financeiras. Estas, por sua vez, vão pagar suas dívidas e fazer um auto investimento para ampliar e proporcionar outras melhorias. Abrir agências também. 

Desta forma, mediante o prazo escolhido, você obterá seu dinheiro corrigido. Vale muito a pena e é super indicado para quem precisa ter um dinheiro à mão, e quer ir além da poupança. 

Quais são os tipos? 

Existem três tipos de CDBs. Para que você possa conhecer cada um detalhadamente, nós da Terra Investimentos destrinchamos os Certificados para sua melhor compreensão. Vamos lá! 

  • Títulos pós-fixados 

Este é o tipo mais comum de CDB, e sua taxa de rentabilidade está atrelada a um indexador da economia. 

Assim, o emissor paga um percentual do índice de referência utilizado – por exemplo, 120% do CDI ao ano. 

Entretanto, como os indexadores variam com o tempo, os rendimentos do CDB pós-fixados também estão sujeitos a oscilações até a data do vencimento. 

Desta forma, ao investir neste ativo você só tem uma previsão de quanto irá receber no prazo de resgate. 

Pode-se dizer que se o indexador sobe, os seus rendimentos também aumentam. 

  • Títulos prefixados 

A taxa de rentabilidade prefixada consiste em uma remuneração fixa – por exemplo, 6% ao ano. Ela se mantém dessa forma, independentemente das condições do mercado. 

No momento da compra, você já sabe exatamente o quanto o seu dinheiro vai valorizar até a data do vencimento. 

  • Títulos Híbridos 

Esta classe de títulos é menos ofertada no mercado, e possui taxa de rentabilidade composta por duas partes: uma fixa e uma variável. 

Na prática, se você tem uma aplicação com rendimento de 3,0% + IPCA, ela renderá os 3,0% de forma fixa, mais o comportamento oscilatório do IPCA. 

Então, quando o IPCA sobe, os rendimentos do seu CDB híbrido seguem a mesma trajetória e vice-versa. 

Rendimento atrelado à taxa DI 

rendafixa_cdb_blog_terrainvestimentosVoltando ao CDB com liquidez diária, é importante frisar que ele geralmente está atrelado ao CDI, ou seja, atrelado a taxa DI. 

A DI, por sua vez, é a sigla para depósito interbancário. Dessa maneira, a taxa DI é uma forma de demonstrar os juros pagos por bancos quando fazem empréstimos entre si. 

Sim, as instituições financeiras fazem empréstimos entre si. Funciona assim: quando ela está com valor menor do que o previsto pelo Banco Central, é o momento de recorrer ao empréstimo. E nesse cenário, para evitar captar junto ao governo, que cobra juros altos, os bancos negociam entre si.  

Inclusive, é quase “obrigatório” que investidores que alocam dinheiro em ações (renda variável) tenham em sua carteira papéis de bancos e instituições financeiras. Acontece que são empresas bastante resilientes e com bons lucros periódicos. Pense nisso! 

Mas, voltando aos CDBs (renda fixa) com liquidez diária, é muito comum encontrar títulos que rendem 95%, 100%, 105% do CDI. Tem até por 200%. 

Assim, para aproveitar o que há de melhor no mercado, consulte um assessor de investimentos. Inclusive, a Terra tem sempre um profissional à sua disposição. 

Existem riscos nesse tipo de ativo? 

O CDB é um dos ativos mais seguros do mercado por várias razões, sendo que a principal diz respeito ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

Esse mecanismo assegura que em caso de perda por fraude, instabilidade ou roubos por meio de phishing, haverá restituição de até R$ 250 mil. Ou seja, se você tem um milhão de reais para investir, é bom diversificá-lo em, no mínimo, quatro operações de R$ 250 mil. 

Em relação ao phishing, trata-se de uma técnica de engenharia social usada para enganar usuários e obter informações confidenciais como nome de usuário, senha e detalhes do cartão. 

Agora, diminua os riscos dos seus investimentos escolhendo e contratando instituições financeiras sólidas, com tempo de operação, e cujas ofertas são coerentes com o mercado em geral. Cuidado com as promoções que te dão o “mapa do tesouro no final do arco-íris”. 

O mercado financeiro no Brasil é muito amplo e de fácil acesso. Diariamente novas instituições colocam seus produtos na praça e, para ganhar mercado, costumam ser demasiadamente agressivas. Porém, o retorno nem sempre corresponde à oferta. Cuidado! 

Terra Investimentos 

rendafixa_cdb_blog_terrainvestimentosA Terra é uma das principais casas de investimentos independentes do país e conta com uma equipe de assessores à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre aplicações para os mais variados fins, desde renda fixa para reserva de emergência até renda variável para investimentos mais arrojados. 

Além disso, a Terra conta com um canal no YouTube onde analisa cenários e ajuda na educação financeira de seus espectadores. Também dispõe de um perfil no Telegram onde compartilha as principais notícias do momento diariamente. 

Vale muito a pena acompanhar, porque, na era da informação, conhecimento é um ativo precioso para quem quer investir com propriedade e fazer o dinheiro render. 

Abrindo sua conta gratuita na Terra Investimentos, você passa a ter acesso à inteligência de mercado dos nossos especialistas por meio de uma série de relatórios preparados pela equipe de Análise, inclusive conteúdos exclusivos para quem tem interesse em investir na Bolsa. 

Você só tem a ganhar ao abrir sua conta na Terra! 

Tem dúvidas e precisa de ajuda? 

É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas! 



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados