Rendimento da poupança: veja como funciona e conheça opções mais vantajosas!

Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem mostra investidor calculando o rendimento da poupança
Imagem mostra investidor calculando o rendimento da poupança

Embora os saques da velha caderneta venham superando os depósitos nos últimos tempos, ela ainda é a aplicação preferida da maioria dos brasileiros. Porém, nem todo mundo sabe como funciona o rendimento da poupança, e se ainda vale a pena manter dinheiro nessa forma tão tradicional de investir.

Pela simplicidade e segurança, a poupança costuma ser a porta de entrada para quem está começando a investir. Além disso, ela foi a única opção de aplicação durante muito tempo, numa época em que outros produtos financeiros não estavam ao alcance da maioria das pessoas. Porém, o seu rendimento deixou a desejar em alguns anos, inclusive perdendo para a inflação, conforme veremos mais adiante.

Outro ponto importante é que, mesmo que a poupança tenha liquidez diária, precisamos observar as datas de saque para não perdermos o rendimento do mês. Esse também acaba sendo um problema para quem não conhece bem o seu funcionamento.

Para entender melhor esses e outros aspectos sobre o investimento, e conhecer alternativas mais rentáveis e igualmente seguras, continue a leitura a seguir.

Botão WhatsApp

Qual é o rendimento da poupança?

A rentabilidade da poupança acompanha a evolução da taxa Selic. Porém, o cálculo dos rendimentos considera dois períodos distintos: um antes e um depois de 4 de maio de 2012.

Para as aplicações feitas antes dessa data, o rendimento da poupança é de 0,5% ao ano acrescido da TR (Taxa Referencial). Já para os depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012, o rendimento da poupança é o seguinte:

  • – 70% da Selic + TR (quando a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano);
  • – 0,5% ao mês + TR (quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano).

Aqui, cabe uma breve explicação sobre o que é a TR, taxa pouco conhecida principalmente pelo público mais jovem.

Durante alguns anos, a TR foi um importante referencial de juros de algumas aplicações financeiras e financiamentos imobiliários. Com o passar do tempo, foi perdendo a relevância, chegando inclusive a ficar zerada de 2018 a 2020. De lá para cá, para se ter uma ideia, ela ficou abaixo de 2% ao ano, tendo encerrado 2023 em 1,77%.

Veja na tabela abaixo como foi o rendimento da poupança no ano de 2023:

MêsRendimentoRendimento acumulado 2023
Janeiro0,71%0,71%
Fevereiro0,58%1,29%
Março0,74%2,04%
Abril0,58%2,64%
Maio0,71%3,37%
Junho0,68%4,07%
Julho0,66%4,76%
Agosto0,72%5,51%
Setembro0,61%6,16%
Outubro0,60%6,80%
Novembro0,58%7,42%
Dezembro0,57%8,03%
(fonte: Banco Central)

Já em 2024, a poupança rendeu até o momento:

MêsRendimentoRendimento acumulado 2024
Janeiro0,580,50
Fevereiro0,501,09
(fonte: Banco Central)

Quais as vantagens e desvantagens da poupança?

A poupança é uma aplicação muito simples e acessível, pois com qualquer valor já se pode começar a investir. E não importa em que banco o cliente abra uma caderneta, pois o rendimento será sempre o mesmo, o que também facilita a opção pela modalidade.

Outros pontos favoráveis são a isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos e a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que torna a aplicação uma das mais seguras do mercado.

Por outro lado, a principal desvantagem da poupança é o seu rendimento, que há anos perde para outros tipos de renda fixa igualmente seguros. Além disso, é preciso ter cuidado com a liquidez, pois um saque no momento errado pode colocar a perder todo o ganho do mês, como veremos na sequência.

Leia também:

Como escolher um título de renda fixa? Saiba o que avaliar

4 motivos para você investir no Tesouro IPCA+

LCI e CRI: qual a diferença e o que é melhor?

LCA e CRA: a renda fixa para investir no agronegócio

Rendimento real da poupança

Quando falamos em rendimento real de um investimento, estamos nos referindo ao que ele remunerou acima da inflação. Nesse caso, precisamos subtrair da taxa nominal a inflação do período, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

E aí é que está o problema da rentabilidade da poupança, quando comparamos os seus rendimentos à inflação em alguns anos. De 2015 para cá, quem tinha a aplicação perdeu para a inflação em quatro anos, conforme podemos observar no histórico abaixo:

AnoRentabilidade nominalInflação Rentabilidade real
20238,03%4,62%3,25%
20227,90%5,78%2,08%
20212,98%10,06%-6,43%
20202,11%4,51%-2,29%
20194,26%4,30%0,04%
20184,62%3,74%0,84%
20176,61%2,94%3,53%
20168,30%6,29%1,89%
20158,07%10,67%-2,34%
(fonte: Banco Central)

Liquidez da poupança

Muitas pessoas utilizam a modalidade para a reserva de emergência, pois a aplicação possui liquidez diária, ou seja, o investidor pode fazer o resgate a qualquer momento. No entanto, essa aplicação possui uma peculiaridade, que é o “aniversário da poupança”. E é justamente aí que está o perigo de perder o rendimento do mês, ou parte dele.

Nos fundos de investimento e em outros títulos de renda fixa (como um CDB, por exemplo), a rentabilidade é creditada todos os dias para o investidor. No caso da da poupança, isso só acontece no aniversário do depósito.

Digamos que você tenha uma poupança e costuma fazer aportes mensais sempre no dia 10 de cada mês. Se, em algum momento, você fizer um resgate no dia 9, perderá todo o rendimento correspondente ao mês anterior. É por isso que se deve observar com cuidado a liquidez da poupança. Teoricamente, você pode resgatar a aplicação sempre que quiser, mas se não prestar atenção nas datas de aniversário (uma mesma poupança pode ter vários aniversários), correrá o risco de sacrificar a sua rentabilidade.

Investimentos mais rentáveis do que a poupança

Podemos listar aqui diversos investimentos que pagam mais do que a poupança. Para se ter uma ideia, o CDI acumulado fechou em 13,04% em 2023 e 12,39% em 2022 – os valores estão disponíveis na calculadora do cidadão do Banco Central. Por outro lado, a poupança pagou 8,03% em 2023 e 7,90% em 2022, conforme vimos anteriormente.

Entre as opções mais conservadoras, destacamos as seguintes alternativas à poupança:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o investimento mais seguro do mercado, pois o emitente dos títulos é o próprio governo federal.

No programa do Tesouro, você encontra títulos para todas as estratégias de investimento. Por exemplo, se o seu foco é a reserva de emergência, pode contar com o Tesouro Selic para esse fim. Já se pensa em investir para o longo prazo, pode contar com títulos prefixados ou indexados ao IPCA, que pagam juros semestrais ou no vencimento da aplicação.

Ou ainda, se o objetivo for receber uma renda futura, o Tesouro RendA+ e Educa+ oferecem essa possibilidade.

A maioria das corretoras não cobra taxa de corretagem para as aplicações no Tesouro. Para alguns títulos, como o Tesouro Selic, RendA+ e Educa+, a bolsa isenta ou reduz a taxa de custódia sob determinadas condições.

E é muito simples investir no Tesouro Direto. No link abaixo, nos explicamos o passo a passo:

Confira o passo a passo para investir no Tesouro Direto

CDB e RDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos títulos de renda fixa mais versáteis do mercado, podendo compor a reserva de emergência (no caso dos pós-fixados) e a carteira de longo prazo. Podemos encontrar uma grande gama de emitentes e condições diferenciadas de remuneração para cada título.

Já o RDB (recibo de depósito bancário) funciona praticamente como um CDB de longo prazo (não costuma ter liquidez antes do vencimento), com a diferença de que não pode ser negociado no mercado secundário. Além disso, as instituições financeiras emitem bem menos RDBs do que CDBs, e isso faz com que, normalmente, ofereçam remunerações maiores aos recibos de depósitos bancários.

Lembrando que ambos possuem a proteção do FGC e, portanto, também estão entre os investimentos mais seguros do mercado.

LCI e LCA

As letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs) também são emitidas por instituições financeiras e garantidas pelo FGC. Nesse caso, a diferença para um CDB ou RDB é que os recursos que captam se destinam ao financiamento das carteiras imobiliárias e do agronegócio das instituições emissoras.

Por esse motivo, elas possuem a vantagem fiscal de isenção de IR sobre os rendimentos, sendo esse um importante diferencial de rentabilidade. Mas atenção: é preciso respeitar o prazo mínimo de resgate de 9 meses para uma LCA, e de 12 meses para uma LCI. Logo, não são indicadas para quem precisa de liquidez imediata.

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa devem investir, no mínimo, 80% do patrimônio em títulos atrelados à Selic ou CDI, índices de inflação, ou todos esses indicadores ao mesmo tempo. De acordo com a estratégia, os 20% restantes podem ser alocados em ativos de maior risco, e isso é importante entender no regulamento do fundo antes de adquirir as cotas.

Há fundos de renda fixa que oferecem liquidez diária, e, portanto, podem compor a reserva de emergência. O investidor só precisa avaliar se as taxas cobradas compensam a rentabilidade, lembrando que ainda há o come-cotas nesses fundos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados